Os alunos do Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG), de Cocal do Sul, realizaram a última pré-apresentação para o 14º Seminário de Iniciação Tecnológica e Científica (Sitc). O evento será realizado de 14 a 16 de setembro e vai apresentar novidades. Os trabalhos de iniciação científica além do foco na pesquisa e tecnologia, também serão voltados para a sustentabilidade. Trinta trabalhos desenvolvidos na teoria e na prática estarão à mostra.
A palestra de abertura do seminário será realizada pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológico de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni. Ele falará sobre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do Estado.
De acordo com o diretor do CMG, Vilmar Menegon Bristot, muitos trabalhos importantes foram desenvolvidos com foco na sustentabilidade pelos alunos e ligados ao dia a dia da fábrica. “Formamos um tripé e vamos apresentar ao público uma séria de pesquisas que na prática podem fazer a diferença com responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente e desenvolvimento da empresa”, destaca.
Os trabalhos são teóricos e práticos e buscam sempre o aprimoramento dos processos e das propriedades finais do produto. O projeto de Iniciação Científica visa potencializar o aprendizado e oferecer soluções ou melhor nível de entendimento da técnica cerâmica e eletromecânica. O resultado é apresentado para empresários, técnicos, diretores, visitantes, estudantes e professores de outras instituições. Muitos trabalhos são colocados em prática por empresas da região.
O aluno Mateus Bortolatto, do curso técnico em Eletromecânica, está ansioso para apresentar ao público o trabalho. “Nosso tema é complexo. Nós vamos explicar como a energia do Sul é gerada e como ela chega até as nossas casas e indústrias. Realizamos visitas nas geradoras da região e tudo o que nós iremos abordar é muito importante para o nosso futuro enquanto profissional”, destaca.
Fonte: A Tribuna