Fapesc impulsiona transição energética com inauguração de laboratório na UFSC

Com fomento da Fapesc, Laboratório Multiusuário para Estudos de Hidrogênio Verde, no campus da UFSC em Florianópolis, um marco para a pesquisa e inovação em energias renováveis em Santa Catarina. (Foto: Taina Bueno)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) deu um passo decisivo para o avanço da transição energética no estado ao viabilizar, com um investimento de R$ 2,5 milhões, a criação do MultiLab — Laboratório Multiusuário para Estudos de Hidrogênio Verde. O recurso foi concedido por meio do Edital 15/2023 do Programa MultiLab SC, voltado ao uso compartilhado de infraestrutura científica em áreas estratégicas como energias renováveis.

Esse investimento possibilitou a estruturação de um espaço especializado, inaugurado nesta segunda-feira (14), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O novo laboratório é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde. A cerimônia contou com a presença de autoridades, professores, estudantes e representantes do setor industrial.

Durante o evento, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou a importância estratégica da iniciativa. “A implantação do MultiLab é resultado de uma política pública voltada ao fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina. Hoje estamos aqui na Universidade Federal de Santa Catarina inaugurando mais uma unidade do programa MultiLab, esta com foco específico em automação e controle no setor energético, que no momento passa por transformações profundas, com o surgimento de novas fontes e a consolidação de uma geração descentralizada de energia. Este laboratório reflete bem essa realidade: uma rede altamente complexa, integrada por diversas fontes — incluindo tecnologias ainda não comercialmente disponíveis, mas que têm grande potencial de viabilidade futura.”

O presidente complementa ainda que essa diversidade energética demonstra uma preocupação concreta do governador Jorginho Mello com a construção de uma matriz mais limpa, eficiente e adaptada à nova realidade.

“Estamos atentos às tendências e às demandas que surgem nesse cenário em constante transformação. O que vislumbramos para 2025 começou a ser desenhado em 2023, com investimentos estratégicos em pesquisa aplicada. Nesse contexto, a parceria com nossas universidades é essencial. Santa Catarina possui uma rede acadêmica altamente qualificada, capaz de desenvolver soluções tecnológicas sob medida para os desafios do Estado. O MultiLab é um exemplo claro disso — uma estrutura moderna, pensada para gerar conhecimento, formar talentos e impulsionar a inovação com foco no desenvolvimento sustentável”, efatiza.

A estrutura inaugurada também representa um marco importante para a comunidade acadêmica. Para o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a iniciativa é motivo de celebração.  “A inauguração do laboratório é uma grande conquista para a Universidade Federal de Santa Catarina. Graças ao apoio da Fapesc, conseguimos viabilizar uma estrutura de ponta voltada à pesquisa em energias renováveis, com destaque para microrredes inteligentes, produção de hidrogênio verde, armazenamento de energia e sistemas de controle avançado. Esse laboratório representa um ambiente interdisciplinar que integra pesquisa, ensino e extensão, contribuindo tanto para a formação de profissionais altamente qualificados quanto para ações de conscientização junto à sociedade. declara”

MultiLab: um espaço dinâmico e acessível para pesquisa e inovação

A proposta do MultiLab é ser um espaço dinâmico e acessível a diferentes públicos. Voltado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da indústria, o laboratório é utilizado especialmente por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Sistemas. O acesso ao espaço é possível por meio de projetos de pesquisa e iniciação científica.

Nesse contexto, o coordenador do MultiLab, professor Julio Elias Normey Rico, enfatiza o potencial da estrutura para o avanço tecnológico.

“Nosso principal objetivo é ser um polo de referência em pesquisas voltadas ao hidrogênio verde, sobretudo nos aspectos de automação e controle dos processos envolvidos. Com essa estrutura, poderemos contribuir significativamente com a ciência nacional e também com a inovação tecnológica do setor industrial catarinense.”

Sobre o laboratório

O laboratório integra uma microrrede com geração de energia renovável, utilizando painéis solares fotovoltaicos e térmicos, baterias, eletrolisadores, células a combustível e um sistema de gestão energética flexível.

A estrutura possui equipamentos de ponta para a medição de vazão volumétrica e mássica de hidrogênio e da potência gerada, armazenada e consumida. Além disso, inversores de frequência, cargas eletrônicas programáveis e computadores de alto desempenho permitem a operação eficiente da microrrede e a execução dos algoritmos de controle e otimização da planta.

Além de desenvolver tecnologias para otimizar a produção e o armazenamento de hidrogênio, o MultiLab também se destaca por:

  • Caracterizar o desempenho de eletrolisadores e células a combustível;
  • Apoiar parcerias com indústrias locais e internacionais;
  • Transferir conhecimento entre grupos de pesquisa experientes e novos núcleos;
  • Aumentar a autonomia tecnológica de Santa Catarina;
  • Atrair investimentos, empresas e pesquisadores para a região.

A atuação do laboratório já conta com parcerias com instituições internacionais, como as universidades de Sevilla (Espanha), La Plata (Argentina), Almería (Espanha), Fuzhou (China), e centros como o Instituto Fraunhofer (Alemanha) e o SINTEF (Noruega). Também há colaborações com empresas como Newcharge, Reivax e Atlas Power.

Sobre o MultiLab SC

Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do Edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.

Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.

Parte inferior do formulário

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738