Colheita de arroz em SC prossegue apesar dos preços abaixo da expectativa

A colheita da safra catarinense de arroz 2010/11, estimada pelo IBGE em 1,05 milhão de toneladas, apenas 0,51% maior que a safra anterior, prossegue em ritmo acelerado, atingindo 77% da área a ser colhida. “No mercado nacional do produto os preços permanecem baixos”, informa o economista Luiz Marcelino Vieira, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) – em Santa Catarina, o preço médio recebido pelo produto no mês de março foi de R$20,50 a saca de 50 quilos, sendo 28% menor, em relação igual período de 2010.

Segundo Vieira, os preços não reagiram mesmo com a implementação de medidas governamentais, como mais leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e a liberalização de recursos financeiros de apoio a comercialização da produção, através da Aquisição do Governo Federal (AGF).

A qualidade do cereal colhido até o momento é considerada boa. O rendimento médio estadual deve oscilar entre 6.900 e 6.950 mil quilos por hectare. Porém, nos municípios produtores afetados pelas condições climáticas de excesso de chuva e baixo índice de insolação terá rendimento menor, fato que influenciará na produção final. No Litoral Norte Catarinense a colheita caminha para o final, com 95%, no Vale do Itajaí, com 80% e no Litoral Sul Catarinense, com 68%.

Em curto prazo, a expectativa dos principais agentes do setor é de manutenção desse quadro de preços aviltados, em virtude das poucas alternativas encontradas diante de uma realidade de mercado – moeda (Real) valorizada, custo de produção alto, preços nacionais poucos competitivos e aumento das importações do Uruguai e da Argentina.  

“Seria esse o momento de rever o setor de uma forma mais organizada, reunindo todos os segmentos, e debater os atuais custos de produção, as alternativas de mercados, o consumo interno, a área a ser plantada, o ganho de produtividade, o transporte e a armazenagem, entre outras variáveis”, acredita Vieira.

 

Fonte: Luiz Marcelino Vieira/Economista/Epagri/Cepa, no telefone: (48 – 3239-3938), e-mail: Marcelino@epagri.sc.gov.br

 

Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support