
Santa Catarina avança em ciência e inovação com a inauguração do LIFE-Multiusuário, na UFSC Joinville — um novo polo de pesquisa aplicada com apoio da Fapesc. (Foto: Gizely Campos)
Em mais um movimento de fomento à ciência e à tecnologia, o Governo do Estado de Santa Catarina inaugura o Laboratório de Interação Fluido-Estrutura (LIFE-Multiusuário), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville. A cerimônia, realizada na quarta-feira (7), contou com a presença de professores, acadêmicos, autoridades e membros da comunidade, e marcou o início das atividades de uma das infraestruturas mais avançadas do país voltadas à pesquisa em engenharia experimental, simulações de escoamentos e desenvolvimento de soluções para setores como os automotivo, naval, offshore, aeroespacial e de energias renováveis.
Implantado com um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa MultiLab SC da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o novo laboratório se consolida como um ativo estratégico para o polo regional de ciência aplicada e inovação tecnológica. Localizado dentro do Perini Business Park — o maior parque empresarial multissetorial da América Latina —, o LIFE-Multiusuário integra o Centro Tecnológico de Joinville da UFSC (CTJ) e ocupa uma área de aproximadamente 650 metros quadrados. O laboratório será um polo colaborativo, aberto à participação de universidades, empresas, startups e instituições públicas e privadas de todo o Brasil e do exterior.
Equipado com tecnologias de última geração, como túneis de vento, canais de água circulante e sistemas de medição de alta precisão, o LIFE-Multiusuário permitirá a realização de experimentos avançados no estudo das interações fluido-estruturas — fenômenos que ocorrem quando fluidos, como o ar e a água, exercem esforços sobre estruturas. Esse tipo de pesquisa é essencial para garantir a segurança, eficiência e sustentabilidade de sistemas expostos a condições ambientais extremas, como pontes, turbinas e veículos de transporte.

Durante seu discurso, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, relembrou que a iniciativa dos MultiLab foi lançada em 2023 com o apoio do governador Jorginho Mello. “O objetivo é equipar as universidades com tecnologias de ponta, fortalecendo a formação dos alunos e ampliando a capacidade das instituições de ensino superior, proporcionando maior interação tanto com a indústria quanto com a comunidade”, enfatizou.
A inauguração do LIFE-Multiusuário representa um marco para a UFSC e para o estado. Reflete a importância da inovação e da colaboração entre universidade, setor produtivo e governo, fortalecendo a pesquisa de excelência em áreas como energias renováveis e engenharia”, afirmou o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.

Para o coordenador do LIFE-Multiusuário, professor André Luís Condino Fujarra, o laboratório simboliza a união entre ciência de ponta e soluções práticas para os desafios da indústria e da sociedade. “Com essa infraestrutura, conseguimos avançar em pesquisas de altíssimo nível, formar profissionais qualificados e responder a demandas reais da indústria. Esse é o tipo de investimento que transforma o cenário científico, econômico e ambiental”, destacou.

Trabalhos em andamento no LIFE-Multiusuário
Atendendo as demandas do setor automotivo, um projeto busca reduzir a emissão de partículas finas durante a frenagem de veículos, contribuindo para os ODS 3 (Saúde) e 15 (Vida terrestre). Outra iniciativa, voltada ao controle de ruídos ferroviários, também gera benefícios ambientais e sociais. No campo da energia limpa, o LIFE realiza pesquisas sobre as Floating Offshore Wind Turbines (FOWTs), alinhando-se aos ODS 7 (Energia acessível) e 13 (Ação climática). Além disso, o laboratório participa de investigações sobre veículos subaquáticos, como o TOWFISH, e sobre a mitigação de vibrações induzidas por vórtices (VIV) em dutos offshore, com impacto nos ODS 14 (Vida marinha) e 9 (Inovação). Em colaboração com outros laboratórios do CTJ, como o LAV e o LASUB, o LIFE contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com impacto direto na saúde pública, mobilidade urbana e conservação ambiental.



Sobre o MultiLab SC
Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.
Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738