Empresas inovadoras são garantia de desenvolvimento

04.06.2010

Cerca de oito mil empresas são beneficiadas pelas incubadoras e parques tecnológicos instalados no Brasil. O investimento retorna em produtos inovadores e em impostos arrecadados nos três níveis da Federação.

Por ano, R$ 500 milhões são aplicados e R$ 400 milhões retornam em impostos, segundo o diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec),Guilherme Ary Plonsky. “Um País em desenvolvimento precisar ter empresas inovadoras, sustentáveis e globais”, disse. “Esse é o papel das incubadoras. Ajudar e estimular as empresas a terem essas características,” observou.

Criado em 1984, o Programa Brasileiro de Parques Tecnológicos conta com 400 incubadoras em todo o País.  O diretor do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, destacou que o investimento em ciência e tecnologia precisar ser aliado ao papel das incubadoras. “Se não há campos de inovação que transformem o conhecimento e os recursos aplicados em serviços de nada adianta a aplicação de recurso em C&T”, afirmou.

O papel das incubadoras foi discutido na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). José Eduardo Fiates destacou que o desafio do governo federal é fortalecer o programa de incentivos e investimento em empresas inovadoras. “Temos várias prioridades além dessa. É preciso, por exemplo, que as políticas públicas de apoio às essas empresas sejam integradas”, listou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support