Prêmio Valorização da Biodiversidade ganha destaque na Semana do Meio Ambiente

02.06.2010

Com inscrições prorrogadas até 14 de julho, o Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina vai premiar reportagens impressas e publicações científicas de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação sobre plantas nativas do Estado e temas correlatos, conforme detalhado na Chamada Pública disponível em 30032010cp_02_2010_premio_bio.
Para cada uma das 3 categorias (detalhas ao final), haverá três prêmi

os, totalizando nove premiados. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$10 mil, além de passagens Florianópolis-Rio de Janeiro (ida e volta) para visitarem o Sítio de Roberto Burle Marx. Os trabalhos ganhadores integrarão uma coletânea impressa.

A avaliação dos trabalhos apresentados será feita por consultores ad hoc e coordenada por uma comissão interinstitucional vinculada ao Projeto ACORDE Plantas Nativas, do qual participam Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Planejamento, da Educação, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Consultor Social, Polícia Ambiental e Secretarias de Desenvolvimento Regional.

Com uma sigla baseada no lema Ação Conjunta de Revitalização e
Desenvolvimento, o ACORDE já promoveu o plantio de mudas em 170 escolas públicas e prevê outras ações institucionais, como a edição (ou reedição) de livros científicos sobre plantas nativas catarinenses.

CONTEXTUALIZAÇÃO
O ano de 2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação da biodiversidade, por meio de ações internacionais, regionais e locais.

Neste sentido, o Governo de Santa Catarina manifestou interesse em estabelecer uma política pública destinada a promover o estudo, o cultivo, o plantio e a valorização de plantas nativas no meio ambiente urbano e rural do Estado, mediante o Decreto Estadual nº 2.634, de 21 de setembro de 2009. Em janeiro de 2010, a Lei nº 15.079 oficializou o Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina, que neste ano contempla artigos científicos e matérias publicadas em mídia impressa. Nas próximas edições, pretende-se premiar notícias veiculadas em meios eletrônicos.

CATEGORIAS

Cada candidato poderá inscrever apenas um trabalho em uma das categorias seguintes:

I – Categoria Roberto Miguel Klein – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística voltados à ecologia, biodiversidade, preservação ou conservação de plantas nativas do estado de Santa Catarina.

II – Categoria Raulino Reitz – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística voltados à recuperação e à conservação de matas ciliares e da vegetação atrelada a recursos hídricos.

III – Categoria Burle Marx – trabalho de pesquisa científica, monografia ou reportagem jornalística nas áreas de conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico.

Para saber mais sobre esta Chamada Pública, ligue para a bióloga Márcia Patrícia Hoeltgebaum no (48) 3215 1210 ou envie e-mail para marcia@fapesc.sc.gov.br .

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support