Consecti marca presença na 4ª Conferência Nacional de CTI

21.05.2010

Debater e formular propostas voltadas para a consolidação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.  Este é o principal desafio da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que se realiza em Brasília, nos dias 26 a  28 de maio.

Temas como a utilização sustentável da biodiversidade, mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, uso da C&T para o desenvolvimento social, saúde, entre outros, serão os principais temas que estarão em discussão no evento que reúne cientistas, pesquisadores, políticos, empresários, estudantes, representantes das fundações estaduais de amparo à pesquisa, de organizações não governamentais e da sociedade civil.

CONSECTI
O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) terá presença fixa na 4ª CNCTI. Logo na entrada do evento, os participantes poderão visitar o stand do CONSECTI e conhecer mais sobre as ações das secretarias de ciência e tecnologia de todo o Brasil. E ainda poderão levar brindes: desde a camisinha ecológica produzida no Acre, até castanhas de caju do Ceará.

Os secretários estaduais de ciência e tecnologia também terão participação ativa em diversos painéis a serem realizados durante o evento. “Esta Conferência é uma oportunidade única para debatermos o sistema nacional de ciência e tecnologia como um todo e articularmos junto aos diversos setores da sociedade caminhos para o desenvolvimento sustentável do País”, disse o presidente do CONSECTI, René Barreira.

MCT
“Sem dúvida, estamos diante de uma agenda estratégica para o futuro do País e que requer a participação de toda sociedade. A 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação será um espaço qualificado de debate, e com legitimidade indiscutível para discutir políticas de longo prazo”, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Ele está confiante de que a 4ª CNCTI apontará caminhos para que a ciência nacional melhore cada vez mais a vida das pessoas e ajude o País a crescer com sustentabilidade.

Outra tarefa dos participantes da 4ª Conferência é avaliar as últimas quatro décadas de C&T no Brasil. A ciência e a tecnologia são áreas novas no País, por isso a necessidade de um balanço do atual Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I 2007-2010). A criação dos fundos setoriais, que constituem um mecanismo inovador de estímulo ao fortalecimento do sistema de C&T nacional, é um dos temas a ser avaliado. Os Fundos têm como objetivo garantir a ampliação e a estabilidade do financiamento para a área.

Com a coordenação do CONSECTI e do CONFAP, em todos os estados, órgãos públicos, empresários e organizações da sociedade se mobilizaram para apresentar à 4ª CNCTI um conjunto de propostas de longo prazo para o setor. Para tanto foram promovidas Conferências municipais, estaduais, além das regionais realizadas  no Norte, em Belém (PA), no Sul, em Porto Alegre (RS), no Centro-Oeste, em Cuiabá (MT), no Sudeste, em Vitória (ES), e no Nordeste, em Maceió (AL).

A Conferência também será um espaço para a formação de um grande pacto federativo entre a comunidade científica, instituições, entidades públicas e governos estaduais em torno de uma proposta nacional de ciência, tecnologia e inovação para os próximos anos.

Ao fazer uma comparação com as edições anteriores, o secretário geral da 4ª CNCTI, Luiz Davidovich, lembra que o cenário atual é completamente diferente do de 2005, quando foi realizado o último evento. No plano nacional, afirmou, pudemos experimentar a eficácia de novos instrumentos de apoio à inovação e à pesquisa e desenvolvimento, como a Lei de Inovação e a Lei do Bem. Já no âmbito internacional, segundo Davidovich, emergem novos desafios decorrentes da crise econômica global e de indicadores alarmantes sobre as alterações climáticas em consequências  da atividade humana.

Histórico
A 1ª Conferência Nacional foi realizada em 1985, convocada pelo então ministro de Ciência e Tecnologia, Renato Archer, com o objetivo de discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na ocasião, o encontro serviu para promover e divulgar a ciência e a tecnologia (C&T), restabelecer um diálogo com a sociedade visando à definição de políticas públicas para a área, entre outros assuntos.

Dezesseis anos depois, em 2001, realizou-se a 2ª edição do evento, já com o nome de Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, reconhecimento ao fato de que, pela via da inovação, a ciência e a tecnologia poderiam contribuir para prover a sociedade com novos e melhores produtos, processos e serviços. Nesse encontro, se discutiu em profundidade sobre o novo modelo de financiamento, baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999, que viria a ter enorme impacto sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) do País.

A 3ª Conferência, em 2005, foi promovida com o intuito de demonstrar que as áreas de C,T&I são ferramentas essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento do Brasil. A proposta desta edição foi destacar o País como gerador de riquezas. E, principalmente, a necessidade de se promover diante disso a inclusão social. Além disso, discutiram-se as áreas de interesse nacional; instrumentos, gestão e regulação; e a presença internacional do Brasil.

A edição de 2010 está ancorada em quatro eixos: Sistema Nacional de CT&I; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e CT&I para o Desenvolvimento Social.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CONSECTI com informações do MCT