Edital visa apoiar a internacionalização de empresas oferecendo capacitação, mentorias e conexões globais para impulsionar a inovação e a sustentabilidade no mercado internacional. (Foto: Arquivo Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou na última quinta-feira, 9, o edital 02/2025, que visa apoiar a internacionalização de empresas catarinenses por meio da capacitação e conexão com o mercado global. O objetivo da chamada pública é fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação em Santa Catarina, contribuindo para o fortalecimento das empresas do estado no cenário internacional. O edital está aberto a entidades privadas sem fins lucrativos e busca selecionar projetos que qualifiquem empresas inovadoras e as preparem para a expansão internacional.
A ação tem como objetivo geral o desenvolvimento de projetos que possibilitem a internacionalização das empresas catarinenses, conectando-as ao mercado global. Entre os objetivos específicos estão a seleção de instituições referência para qualificar empresas inovadoras, o acesso a capacitações e mentorias sobre comércio exterior e expansão internacional, e a promoção de conexões globais para aumentar a competitividade das empresas. A Fapesc também destaca a importância de fomentar soluções tecnológicas que enfrentem desafios sociais, ambientais e de governança (ESG), bem como apoiar a sustentabilidade com produtos e serviços alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Os projetos submetidos ao edital deverão ser elaborados para um programa de internacionalização com a participação de, no mínimo, 10 empresas e, no máximo, 20. A seleção das empresas deverá considerar, entre outros critérios, a transparência, a viabilidade de internacionalização e a necessidade de garantir a representatividade das seis mesorregiões do estado: Norte, Sul, Oeste, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Caso não haja inscrições suficientes em alguma mesorregião, as vagas poderão ser redistribuídas.
O programa de internacionalização deve prever, obrigatoriamente, a realização de rodadas de negócios com potenciais clientes, focando no mercado-alvo, e incluir no mínimo 40 horas de capacitação, com duração de até três semanas. A entidade proponente deverá detalhar todas as ações, incluindo cronograma, atividades, locais de execução e equipe responsável. Também será necessário apresentar os resultados de programas anteriores, caso existam.
O valor global disponível para a chamada pública é de até R$ 2 milhões com um limite de até R$ 1 milhão por proposta. Os recursos serão liberados conforme a disponibilidade orçamentária e financeira da Fapesc e serão pagos em parcela única, conforme cronograma de repasse a ser estabelecido. As propostas devem ser submetidas por meio do Sistema SIGFAPESC até às 18h do dia 12 de fevereiro de 2025. O resultado final será divulgado em 18 de março de 2025, e a lista dos projetos aprovados estará disponível no site oficial da Fapesc.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br