Até 14 de julho Fapesc aceita inscrições para Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinens

27.04.2010

A diretoria da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) aprovou ontem (26) a prorrogação do prazo para candidaturas ao Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense, que passa a ser 14 de julho. A reivindicação de mudança na data limite para inscrições à premiação partiu do jornalista Moacir Pereira e foi reforçada pelo presidente da Associação Catarinense da Imprensa, Ademir Arnon, na solenidade de lançamento da premiação realizada na última terça-feira (20).

Com 2 meses adicionais para publicar reportagens sobre a biodiversidade vegetal em Santa Catarina, será mais fácil para jornalistas concorrerem aos R$10 mil oferecidos aos primeiros colocados das 3 categorias previstas na Chamada Pública 002/2009. Ela também prevê a concessão de passagens Florianópolis-Rio de Janeiro (ida e volta) para os vencedores visitarem o Jardim Botânico do Rio e o Sítio de Roberto Burle Marx.

Também podem se candidatar à premiação alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham publicado artigos científicos sobre plantas nativas de Santa Catarina e a conservação da biodiversidade vegetal no estado.

Se os trabalhos e reportagens agregam conhecimento nas áreas de sistemática, ecologia, etnobotânica, fitodiversidade, preservação e conservação in situ de plantas nativas catarinenses, entram na Categoria Roberto Miguel Klein; se abordarem a recuperação e conservação de matas ciliares, incluindo vegetação protetora de nascentes e demais espécies vegetais com ocorrência associada a recursos hídricos, adequam-se à Categoria Raulino Reitz; se falarem exclusivamente da conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico, devem ser inscritos na Categoria Burle Marx.

Para cada categoria haverá três prêmios, totalizando 9 premiados. A avaliação dos trabalhos será feita por consultores ad hoc e coordenada por uma comissão interinstitucional vinculada ao Projeto ACORDE Plantas Nativas, do qual participam Fapesc, Secretaria de Planejamento, da Educação, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Epagri, Fatma, Udesc, Instituto Consultor Social, Polícia Ambiental e Secretarias de Desenvolvimento Regional.

O projeto abarca estratégias para conservar as diversas formas de vida vegetal no estado, por meio da implantação de uma política pública capaz de promover o resgate, o cultivo, o plantio e a valorização das plantas nativas de Santa Catarina.
Entre as ações institucionais já deflagradas se destacam o plantio de mudas em escolas da rede pública e a promoção do Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense.

Os resultados serão divulgados no site www.fapesc.sc.gov.br e no Diário do Oficial do Estado de Santa Catarina, a partir de 1 de novembro. O mesmo site disponibiliza todos os documentos e orientações necessárias.  Para saber mais, use o telefone (48) 3215-1210 ou e-mail premiobio@fapesc.sc.gov.br.

A Chamada Pública referente ao prêmio estão em 30032010cp_02_2010_premio_bio
Informações adicionais sobre o Projeto ACORDE Plantas Nativas podem ser encontradas em 30032010projeto_acorde_nativas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support