Pesquisa aponta necessidade de inovação nas pequenas empresas

14.04.2010

Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2009, divulgada em abril, revelam que 83,5% dos empreendedores iniciais não pensam em inovar, frente a 5,4% dos que acreditam que seus produtos ou serviços são considerados novos por todos. Já 11,1% consideram oferecer alguma novidade. O alto índice de empresas que não pensam em disponibilizar algo novo para seus clientes preocupa o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto.

“A atual taxa de empreendedorismo do Brasil, de 15,3%, é boa. O dado está acima da média histórica do País, que é de 13%. O que precisamos é melhorar a qualidade das novas empresas e a das já estabelecidas, por meio da inovação”, disse Okamotto durante coletiva de imprensa da divulgação da pesquisa GEM 2009, que mede o nível de empreendedorismo em 54 países.

Para o presidente do Sebrae, o Brasil vai entrar em rota de crescimento em 2010. O desafio, segundo ele, agora é levar conhecimento para as micro e pequenas empresas, tornando-as mais inovadoras, gerando emprego, renda e riqueza para o País. Segundo ele, a forma de fazer isso é oferecendo mais educação sobre inovação, ação que deve ser feita pelo Sebrae junto com o setor industrial e o mundo acadêmico. “É assim que vamos garantir o mercado interno e criar condições para exportar”, afirma o presidente do Sebrae.

Um dos principais destaques positivos desta décima edição da pesquisa GEM foi o alcance, pela primeira vez ao longo da série histórica do estudo, da maior taxa de empreendedorismo por oportunidade – 9,4% contra 5,9% da taxa de empreendedorismo por necessidade. Para cada 1,6 empreendedor por oportunidade há um por necessidade. Nas últimas nove edições da Pesquisa Gem, a taxa de empreendedorismo por oportunidade vem demonstrando crescimento gradativo, passando de 8,5%, em 2001, para 9,4%, em 2009.

O aspecto que mais contribuiu para esse crescimento foi o aumento, em 2009, das empresas nascentes, que passou de 2,93%, em 2008, para 5,78%, em 2009. Deste último dado, 4,3% são empreendimentos nascentes por oportunidade. “Mesmo com a crise financeira, ocorrida em 2009, as pessoas encontraram motivação para abrir o próprio negócio, aproveitando as oportunidades que não se fecharam no País”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Outro destaque da pesquisa é que pela primeira vez a proporção de mulheres empreendendo por oportunidade supera a de homens na mesma condição. Dos 18,8 milhões de empreendedores, 53,4% são mulheres que perceberam um nicho de mercado para atuar, contra 46,6%, dos homens. “As mulheres estão mais presentes nas escolas e universidades. Elas também possuem conhecimento com mais qualidade que os homens. Essas diferenciações começam a aparecer na atividade empreendedora e já causam impacto nas empresas”, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Fernando Mattos.

A GEM 2009 demonstra também que a população empreendedora brasileira está concentrada entre os jovens, nas idades de 18 e 34 anos, atingindo 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% estão na faixa de 18 a 24 anos enquanto 31,7% encontram-se entre 25 e 34 anos. “A maioria dos jovens empreende por oportunidade. Eles estão tendo a visão de que o emprego com carteira assinada não é a única opção existente ao sair da faculdade. Os jovens agora querem ter seu próprio negócio”, disse o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Ênio Pinto.

Participou também da apresentação a coordenadora da pesquisa no IBQP, Simara Greco, e o presidente do conselho do IBQP, Rodrigo da Rocha Lopes. A pesquisa foi apresentada, em tempo real, via web e comentada pelo professor, conselheiro do Sebrae e presidente da Financiadora de estudos e Projetos (Finep), Guilherme Ary Plonski.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support