Controle higiênico-sanitário de moluscos em SC

23.02.2010

Artigo de Robson Ventura de Souza, do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedap)

A Epagri é a executora do Projeto de Controle Higiênico-sanitário de Moluscos Bivalves no Litoral de Santa Catarina,  que conta com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“Este projeto envolve investigações sobre a qualidade sanitária da água e dos moluscos nas áreas onde se cultiva moluscos bivalves no Estado e também um monitoramento sobre florações de algas nocivas, conhecidas popularmente como marés vermelhas”, informa o pesquisador da Epagri/Cedap, Robson Ventura de Souza, lembrando que o projeto prevê também ações de educação sobre boas práticas sanitárias de manejo dos moluscos nas etapas pós-colheita.

O referido projeto teve suas ações efetivamente iniciadas em março de 2009 e contempla a realização de uma grande investigação sobre a situação sanitária de todas as áreas onde existem cultivos. “Os resultados dessa investigação auxiliarão na caracterização das áreas mais adequadas ao cultivo de bivalves no Estado”, confirma Robson.

Ações como o levantamento da localização das fontes de poluição hídrica e da proximidade dessas às áreas de cultivo, monitoramento envolvendo análises microbiológicas de água e dos moluscos, além de análises de metais pesados (chumbo, cobre, cádmio, mercúrio e zinco) nos moluscos são alguns dos parâmetros estudados num total de 40 pontos ao longo do litoral catarinense.

Santa Catarina é o primeiro produtor nacional de moluscos bivalves (ostras e mexilhões), apresentando uma produção em 2008 de 2.213 toneladas de ostras e 10.891 toneladas de mexilhões. Além do mercado local, abastece grandes mercados como Rio de Janeiro e São Paulo. A produção catarinense representa cerca de 95% da produção nacional e posiciona o estado como o segundo maior produtor da América Latina, ficando atrás apenas do Chile.

O cultivo de moluscos bivalves é praticado em 13 municípios catarinenses por cerca de 640 maricultores.

Fonte: Robson Ventura de Souza/Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedap), no telefone: (48) 3239-8047

Mais informações: Márcia C. Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support