Fapesc e IAI lançam edital para formar assessores científicos e líderes em ciência e políticas públicas

Foto: Nohlan Hubertus – Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)

O Programa de Bolsas Fapesc-IAI Science, Technology, Policy (STeP) Fellowship proporciona a oportunidade de doutores, que almejam aprofundar seus conhecimentos e adquirir experiência prática em diplomacia científica e cooperação técnica, atuarem como agentes de transformação em órgãos estaduais, federais e internacionais. Ao longo de um período de dois anos, os selecionados receberão treinamento e supervisão de mentores nacionais e internacionais para desenvolver habilidades em liderança, comunicação, negociação e formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas, fomentando a bioeconomia no Brasil e nas Américas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Interamericano para a Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Relações Exteriores (MRE – Itamaraty), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anuncia o lançamento do edital Fapesc-IAI STeP Fellowship Program. Contando com o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, Sr. Carlos Matsumoto, como “embaixador do programa no Brasil”, além do suporte da Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, essa iniciativa pretende capacitar a primeira geração de assessores científicos no tema de bioeconomia, para apoiarem os tomadores de decisão na interface entre ciência e políticas públicas, com foco em questões ambientais, sociais e econômicas.

Fábio Wagner Pinto (Fapesc), Marcella Ohira (IAI), Osvaldo Moraes (MCTI) e Carlos Matsumoto (MCTI) – Foto: Nohlan Hubertus – Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, acredita que “o STeP Fellowship será um catalisador de transformação, formando uma nova geração de líderes capazes de conectar a ciência com a ação política, impulsionando soluções inovadoras para os desafios contemporâneos. Convidamos todos os pesquisadores catarinenses que se dedicam a construir um futuro mais sustentável a se inscreverem nesse programa.”

Oportunidade para pesquisadores catarinenses

Em Santa Catarina, a iniciativa busca fortalecer as capacidades humanas e institucionais para a promoção de ações estratégicas que visem formulação de políticas públicas com base no conhecimento científico. Além disso, o programa propõe a integração, troca de informações e de boas práticas entre os fellows (participantes) catarinenses e os de outros países do continente americano, bem como intercâmbio com fellows anteriores que hoje atuam como líderes e assessores de tomadores de decisão em 14 países diferentes. Isso viabiliza o fortalecimento de agendas de interesse mútuo entre os governos, empresas e centros de pesquisas comprometidos em alavancar os resultados da Agenda 2030 nas Américas.

Como participar

Pesquisadores com doutorado, interessados em participar o Fapesc-IAI STeP Fellowship Program devem atender aos seguintes critérios:

• Ser catarinense ou residente no estado de Santa Catarina (catarinenses vivendo no exterior que atendam aos critérios abaixo poderão aplicar);
  • Ter concluído o doutorado nos últimos cinco anos;
  • Apresentar certificação de fluência em inglês e nível intermediário em espanhol;
  • Apresentar uma proposta de Plano de Trabalho alinhada à linha estratégica de fomento ao desenvolvimento da bioeconomia em Santa Catarina, com aplicabilidade a outros estados do Brasil e correlacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Ter dedicação de 30 horas semanais e disponibilidade para residir em Brasília durante a vigência da bolsa.

Expandindo oportunidades de colaboração

A Diretora Executiva Adjunta e Diretora de Capacitação do IAI, Marcella Ohira, ressalta que “o programa STeP do IAI é único e o primeiro a formar assessores científicos nos países da América Latina e do Caribe. Desde 2020, noventa fellows de 16 países, 27 nacionalidades e 55 disciplinas científicas de graduação avançada já passaram pelo programa.  Para melhorar a conectividade, os fellows do Science, Technology and Policy – STPF (Ciência, Tecnologia e Política) da American Association for the Advancement of Science – AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) dos EUA e do programa Mitacs do Canadá participam do SteP promovendo uma rede interamericana de profissionais com formação científica, interessada em contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e privadas que promovam o desenvolvimento sustentável. Todos os SteP fellows participam de projetos de diplomacia científica em temas de interesse de suas instituições anfitriãs colaborando em tópicos transfronteiriços e de relevância regional e global”.

Foto: Nohlan Hubertus – Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)

Amplificando as oportunidades de alianças dos fellows e dando suporte aos desafios da SEF, MCTI, MRE e MDIC no fortalecimento de projetos e programas em bioeconomia, o MCTI, em colaboração do Centro de Diplomacia Científica do IAI, realizará o I Workshop de Diplomacia Científica em 2024. Já a Fapesc sediará o I Workshop de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Diplomacia Científica em 2025 e, em aliança com o IAI, a edição de 2026 da Conferência de Liderança do STep Fellowship Program em Florianópolis.

Para mais informações e inscrições do Fapesc-IAI STeP Fellowship Program, acesse o edital completo no site da Fapesc ou entre em contato com bolsas@fapesc.sc.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Marcos Oliveira / Assessor Científico / marcos.oliveira@fapesc.sc.gov.br

Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br