A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o INESC P&D Brasil discutiram a importância das parcerias nacionais e internacionais em reunião realizada nesta terça-feira, 22 de novembro.
“O encontro teve por objetivo nos conhecer e aproximar para pensar futuras parcerias. Vamos pensar em outras agendas para tratar de assuntos práticos e pontuais”, disse a presidente interina da Fapesc, Luciana Flor.
Cooperação internacional, gestão da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento sustentável foram alguns assuntos debatidos. O INESC P&D Brasil é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) não-governamental privada e sem fins lucrativos. Seu objetivo é atuar em conjunto com universidades públicas brasileiras e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC) e coordenar uma rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia no Brasil.
O INESC P&D BRASIL tem um modelo de inovação semelhante ao utilizado na Europa, em especial pelo INESC TEC, mas adaptado à realidade brasileira. O modelo é baseado em ciência, contemplando diferentes níveis conceituais, desde a geração até à valorização do conhecimento, proporcionando a integração de universidades brasileiras em projetos multidisciplinares.
“As empresas não querem tecnologias: querem soluções – e estas são multidisciplinares. Esta é a vocação especial e distintiva do Inesc P&D Brasil: soluções através de projetos multi-instituições”, explicou o presidente do instituto, Vladimiro Miranda.
Um dos temas debatidos foi a internacionalização. “A Fapesc tem 25 anos. Desde o início houve uma a ideia de que a olhasse para a internacionalização. Ainda precisamos evoluir. Mas temos aumentado o número de editais e projetos nesta área nesta gestão. Em 2021 tivemos três editais. Em 2022, já temos sete editais. Nesta gestão tivemos um crescimento”, informou Deborah Bernett Leal da Silva, gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc.
Também foi apresentado um case internacional da instituição: O projeto BRIDGE, financiado pelo Newton Fund, numa colaboração entre os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido e do Brasil, a ESRC e a Fapesc. O projeto é liderado pelo professor da Unisul José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Mais informações para a imprensa:
Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br