Fapesc debate parcerias nacionais e internacionais com INESC P&D Brasil

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o INESC P&D Brasil discutiram a importância das parcerias nacionais e internacionais em reunião realizada nesta terça-feira, 22 de novembro.

“O encontro teve por objetivo nos conhecer e aproximar para pensar futuras parcerias. Vamos pensar em outras agendas para tratar de assuntos práticos e pontuais”, disse a presidente interina da Fapesc, Luciana Flor. 

Cooperação internacional, gestão da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento sustentável foram alguns assuntos debatidos. O INESC P&D Brasil é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) não-governamental privada e sem fins lucrativos. Seu objetivo é atuar em conjunto com universidades públicas brasileiras e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC) e coordenar uma rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia no Brasil. 

O INESC P&D BRASIL tem um modelo de inovação semelhante ao utilizado na Europa, em especial pelo INESC TEC, mas adaptado à realidade brasileira. O modelo é baseado em ciência, contemplando diferentes níveis conceituais, desde a geração até à valorização do conhecimento, proporcionando a integração de universidades brasileiras em projetos multidisciplinares.

“As empresas não querem tecnologias: querem soluções – e estas são multidisciplinares. Esta é a vocação especial e distintiva do Inesc P&D Brasil: soluções através de projetos multi-instituições”, explicou o presidente do instituto, Vladimiro Miranda. 

Um dos temas debatidos foi a internacionalização. “A Fapesc tem 25 anos. Desde o início houve uma a ideia de que a olhasse para a internacionalização. Ainda precisamos evoluir. Mas temos aumentado o número de editais e projetos nesta área nesta gestão. Em 2021 tivemos três editais. Em 2022, já temos sete editais. Nesta gestão tivemos um crescimento”, informou Deborah Bernett Leal da Silva, gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc.  

Também foi apresentado um case internacional da instituição: O projeto BRIDGE, financiado pelo Newton Fund, numa colaboração entre os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido e do Brasil, a ESRC e a Fapesc. O projeto é liderado pelo professor da Unisul José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. 

Mais informações para a imprensa:
Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support