Até o dia 20 de setembro, ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, o 9º Fórum Brasileiro e o 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental. Os eventos reunirão cerca de duas mil pessoas, em palestras, mesas redondas, jornadas temáticas e socialização de pesquisas.
O tema gerador do fórum será “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA)”. O objetivo é celebrar avanços históricos na área e colocar em discussão questões que envolvem os conflitos de interesse e a necessidade de defesa dos direitos e políticas relacionadas à educação, ao meio ambiente, à saúde e à justiça socioambiental.
Durante os eventos haverá uma Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), que objetiva contribuir para a atualização do ProNEA a partir de diálogos sobre temas considerados fundamentais e apropriados, por educadores ambientais de todo o Brasil.
O Fórum é uma realização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e tem como interlocutoras: Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul); Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA Paraná); Rede Linha Ecológica; Rede Materiais de Educação Ambiental (REMATEA); sob coordenação da Univali, por meio do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, com apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-SC) e do Governo do Estado de Santa Catarina.
O evento tem apoio da FAPRESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio da chamada PROEVENTOS. A programação completa está disponível neste link.