Simpósio reúne profissionais da área de Pesquisa Operacional em Blumenau

De 27 a 30 de agosto, a FURB (Universidade Regional de Blumenau) sedia o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS. O evento, que está na 49ª edição, é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

O SBPO tem como público-alvo profissionais que atuam com Pesquisa Operacional, professores e pesquisadores de universidades e IES, alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Engenharia, Estatística, Matemática Aplicada, Computação, Economia, Administração e Contabilidade. A pesquisa operacional se apóia na modelagem matemática, traduzindo situações reais em modelos aproximados desta realidade, e estes são executados (simulação) ou resolvidos (programação) de acordo com as necessidades de cada setor, tentando extrair a melhor solução possível.  “A pesquisa operacional (PO) ou a investigação operativa (IO) possui larga abrangência quanto a aplicações e áreas. Ele surge durante o esforço de guerra na década de 1940, vai para as universidades na década de 1950 e a partir dos anos de 1960 toma a indústria, bancos, energia, finanças, saúde, comunicações, etc. Difícil apontar nos dias atuais uma área em que a PO não mostre sua aplicabilidade”, diz o professor Nelson Hein, coordenador do evento.
O tema do simpósio será Oportunidade em tempos de crise, e os pesquisadores e profissionais do setor vão debater e apresentar as investigações conduzidas no último ano. Os participantes são ligados principalmente aos setores de agronegócios, eletricidade, financeiro, petróleo e gás, telecomunicações, público. “Dizer que a PO tem como função minimizar custos e maximizar lucros é pouco e é ingênuo, poderíamos acrescentar que ela advoga a favor de um mundo mais fácil, claro e prático”, explica o coordenador do evento. São esperadas cerca de 600 pessoas, na maioria pesquisadores, mas também cerca de 10% de profissionais do setor produtivo.
O evento contará com palestras, sessões de pôsteres, minicursos e entrega de prêmios. Uma das palestras previstas será proferida pelo secretário de Inovação do MCTIC (Ministério de Ciência, tecnologia, inovações e Comunicações), Álvaro Prata, sobre estratégias do Governo Federal de incentivo à inovação tecnológica. São esperados também palestrantes da Espanha e da França. A programação completa pode ser consultada neste link, onde também podem ser feitas as inscrições até o dia do evento.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC