Simpósio reúne profissionais da área de Pesquisa Operacional em Blumenau

De 27 a 30 de agosto, a FURB (Universidade Regional de Blumenau) sedia o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS. O evento, que está na 49ª edição, é promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

O SBPO tem como público-alvo profissionais que atuam com Pesquisa Operacional, professores e pesquisadores de universidades e IES, alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Engenharia, Estatística, Matemática Aplicada, Computação, Economia, Administração e Contabilidade. A pesquisa operacional se apóia na modelagem matemática, traduzindo situações reais em modelos aproximados desta realidade, e estes são executados (simulação) ou resolvidos (programação) de acordo com as necessidades de cada setor, tentando extrair a melhor solução possível.  “A pesquisa operacional (PO) ou a investigação operativa (IO) possui larga abrangência quanto a aplicações e áreas. Ele surge durante o esforço de guerra na década de 1940, vai para as universidades na década de 1950 e a partir dos anos de 1960 toma a indústria, bancos, energia, finanças, saúde, comunicações, etc. Difícil apontar nos dias atuais uma área em que a PO não mostre sua aplicabilidade”, diz o professor Nelson Hein, coordenador do evento.
O tema do simpósio será Oportunidade em tempos de crise, e os pesquisadores e profissionais do setor vão debater e apresentar as investigações conduzidas no último ano. Os participantes são ligados principalmente aos setores de agronegócios, eletricidade, financeiro, petróleo e gás, telecomunicações, público. “Dizer que a PO tem como função minimizar custos e maximizar lucros é pouco e é ingênuo, poderíamos acrescentar que ela advoga a favor de um mundo mais fácil, claro e prático”, explica o coordenador do evento. São esperadas cerca de 600 pessoas, na maioria pesquisadores, mas também cerca de 10% de profissionais do setor produtivo.
O evento contará com palestras, sessões de pôsteres, minicursos e entrega de prêmios. Uma das palestras previstas será proferida pelo secretário de Inovação do MCTIC (Ministério de Ciência, tecnologia, inovações e Comunicações), Álvaro Prata, sobre estratégias do Governo Federal de incentivo à inovação tecnológica. São esperados também palestrantes da Espanha e da França. A programação completa pode ser consultada neste link, onde também podem ser feitas as inscrições até o dia do evento.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support