Aplicativo ajuda menino com dificuldade na fala a se comunicar

Os dedos de Enzo Zaquini atuam tão rápido quanto seus pensamentos e substituem as dificuldades do menino na produção de sons. Durante a maior parte dos seus dez anos de vida, Enzo quase não podia se comunicar. Há cerca de dois meses, com a criação de um aplicativo produzido especialmente para ele, é com rapidez que Enzo usa a tecnologia como aliada para uma atividade rotineira: explicar o que sente, pensa, precisa e quer.
O programa de computador foi elaborado pelo mestre em computação aplicada de Joinville, Andrei Carniel, com orientação da professora Carla Berkenbrock, durante o mestrado do jovem na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e é um facilitador do dia a dia da criança. O projeto de Andrei recebeu auxílio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Enzo tem diagnóstico de apraxia de fala relacionada à encefalopatia crônica não evolutiva. Isso quer dizer que o menino sabe muito bem o que quer dizer, mas seu cérebro tem problemas para programar as sequências dos movimentos motores da fala.
– Ele tem uma linguagem própria e, em casa, a gente entende o que ele fala por causa da convivência. Na escola, os professores foram se adaptando, mas ele ainda não conseguiu ser alfabetizado, por exemplo – conta a mãe, Jane Klitzke.

Enzo com a mãe Jane estão felizes com o novo sistema de comunicação
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Segundo a fonoaudióloga que o acompanha no Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe), Tatiane Dominoni Rodrigues, a dificuldade de ser compreendido leva Enzo a ser uma criança impaciente e irritada, principalmente na convivência com os colegas da escola. Mas é com animação, como um menino com seu jogo de videogame preferido, que Enzo assumiu a comunicação alternativa proporcionada pelo aplicativo criado por Andrei. Por meio dele, basta alguns cliques no tablet e ele pode informar o que deseja para lanchar, por exemplo, ou se está se sentindo triste.
O aplicativo foi criado a partir de pesquisas e contatos com especialistas da área da saúde mental depois que a terapeuta ocupacional do Naipe, Luciana Correa, comentou com a professora Carla sobre a necessidade de parcerias entre os campos da tecnologia e da saúde. Andrei, que iniciava o mestrado em computação aplicada, assumiu a responsabilidade e, a partir do contato com Enzo, foi possível detectar os fatores mais importantes e o modelo de comunicação mais adequado para utilizar com o menino.
– É necessário o desenvolvimento multidisciplinar aliado à parte técnica. Para isso, também participei de grupos de discussão do mestrado de educação da Univille – explica Andrei.
Os cartões de comunicação de papel que já eram usados por Enzo tornaram-se ¿virtuais¿, garantindo que as sentenças criadas com eles sejam formadas muito mais rapidamente. O aplicativo também utiliza textos e sons que reafirmam o que as imagens mostram.
Com isso, o menino tem um incentivo a mais para tentar, pouco a pouco, articular as palavras – no último encontro entre Enzo e Andrei, ele falou corretamente a palavra “pinhão”, que pode começar a pedir desde que o alimento entrou para o grupo de figuras do aplicativo.
– O tablet ajudou, principalmente, no aprendizado dos números. Além disso, agora ele fica tentando imitar os sons das palavras que escuta nele, algo que não fazia ao nos ouvir falando – diz a mãe.
A expectativa é que, em um futuro próximo, a Udesc crie um projeto de extensão para trabalhar na criação de outras iniciativas que beneficiem pacientes do Naipe. Para isso, a professora Carla prevê parcerias semelhantes às que ocorreram na criação deste software, reunindo diferentes áreas.
– A computação deve ser vista como um meio. Só com ela, a gente não consegue entender o contexto do usuário, não pode entender as limitações e, principalmente, as potencialidades do paciente – afirma.
 
 
Fonte: ClicRBS (Com alterações da FAPESC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support