Seminário de educação matemática mobiliza 12 grupos de pesquisas

Com o objetivo de refletir sobre o conhecimento produzido por diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental, aconteceu a 1ª edição do Seminário de Grupos de Pesquisas sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental nos dias 24 e 25 de julho, na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), campus Tubarão.
O Seminário constituiu grande oportunidade para refletir sobre as sínteses das apreensões da Teoria de Ensino Desenvolvimental, no que se refere aos fundamentos filosóficos e psicológicos, assim como suas implicações no modo de organização do ensino, desde a Educação infantil até a formação de professores, com ênfase na Educação Matemática. O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) por meio do edital PROEVENTOS.
Durante o evento foram apresentadas 33 pesquisas desenvolvidas no contexto de 12 grupos de pesquisas brasileiros: Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental (TedMat-Unisul), Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP), Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural (GPEMAHC/Unesc), Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU), Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente (GEPEDI/UFU), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf-UTFPR), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividades de Ensino (Gepae/UEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE/Unesc), Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO/UFG), Grupo de Pesquisa: Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM) E Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT/UFG). “O objetivo deste evento ficou muito bem delineado, discutir como anda e como deveria mudar o ensino no país. Que seja uma semente frutífera”, aponta o pró-reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Hércules Nunes de Araújo.
Foi um evento proposto por um coletivo e organizado por um coletivo, com a intenção de integrar pesquisadores das diferentes instituições e incentivar a adesão de novos integrantes aos grupos de pesquisa, a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico. “Precisamos lutar por condições para que as atividades de ensino e estudo sejam desenvolvidas em sua plenitude. Assumir a Teoria do Ensino Desenvolvimental, seja na pesquisa, ensino e/ou extensão, significa assumir uma postura de resistência a realidade na qual se insere o atual sistema educacional brasileiro”, destaca a professora Josélia Euzébio da Rosa, Coordenadora Geral do evento e professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unisul.

Por ser interinstitucional, o evento tem caráter itinerante, sendo realizado um ano na Unisul e outro na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc). Este ano, mesmo sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental (TedMat-Unisul), também foi apresentado por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural (GPEMAHC/Unesc), coordenado pelo professor doutor Ademir Damazio. Ambos os grupos fazem parte da rede nacional de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), liderada pela Universidade do Estado de São Paulo (USP).
Fonte: Unesc
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support