Comitê SC Biogás apresenta plano para produção de energia a partir de dejetos de suínos

O documento do Comitê SC Biogás, realizado para a proposição do Marco Legal do Biogás para Santa Catarina e a criação do Grupo Gestor de Estado para Assuntos de Biogás, foi entregue ao governador Raimundo Colombo na terça-feira, 11, no Centro Administrativo, em Florianópolis.
O Marco Legal do Biogás deve embasar, também, o  projeto de lei denominado Programa Catarinense de Agroenergia que tramita na ALESC, cujo objetivo é a produção de biogás, a partir do aproveitamento dos dejetos oriundos, principalmente, da criação de suínos.
Além do embasamento técnico e ambiental com enfoque no resíduo zero, o documento propõe um modelo tecnológico para biorreatores e um modelo econômico para Santa Catarina, com um Modelo de organização para a gestão e Coordenações de Ações de Governo. “Acredito muito na importância de projetos como esse para o desenvolvimento econômico do Estado e ainda para a preservação do meio ambiente. Temos que fazer o negócio se tornar economicamente viável porque é um caminho novo para o agronegócio”, disse Colombo na audiência com o Comitê Biogás SC.

A iniciativa do Comitê Biogás, composto por diversos órgãos estaduais, é produzir energia alternativa, principalmente por meio de dejetos de suínos, para retirar do meio ambiente a biomassa produzida pela indústria agropecuária.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, também presente na reunião, destacou que o projeto vem ao encontro de uma necessidade de Santa Catarina: “nós temos uma fonte energética que nós ainda não estamos aproveitando e que é importantíssima. Temos um Estado que cresce na produção de suínos, na produção de leite, na produção de aves e cada vez mais temos o compromisso de trabalhar, também, respeitando o meio ambiente”.
 
O projeto foi desenvolvido entre março e junho de 2017 e foi elaborado segundo o Termo de Referência escrito por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, UNOESC/Campos Novos e FAPESC, os quais participaram, também, das avaliações técnicas das atividades do projeto.
A coordenação política do processo ficou a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, por meio do secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, e da ALESC por meio do deputado Natalino Lázare. A coordenação técnica dos trabalhos foi desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio da coordenadora Iara Dreger e do Diretor César Zucco, todos membros do Comitê SC Biogás, do qual participam, ainda, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc).
Por meio do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, foram contratados, com financiamento do Banco Mundial, serviços de consultoria de três empresas para a realização deste projeto.
O trabalho foi desenvolvido por 3 empresas, entre março e junho de 2017, sendo elas: Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, CERTI, de Florianópolis , Andersen Ballão Advocacia e JMalucelli Ambiental, ambas de Curitiba, baseado em um Termo de Referência escrito por membro do Grupo de Trabalho SC Biogás, pesquisadores da FAPESC, EMBRAPA Suínos e Aves e UNOESC/Campos Novos. Este mesmo grupo, junto com os membros do Comitê SC Biogás, fizeram o acompanhamento técnico das cinco fases do trabalho.
A coordenação técnica dos trabalhos ficou com a FAPESC, nas pessoas de Iara Dreger e César Zucco e a coordenação política com a SAR e a ALESC, nas pessoas de Airton Spies e Natalino Lázare, respectivamente.
O Comitê do Biogás se reuniu na FAPESC na manhã do dia 11 para alinhar a entrega do documento ao governador Raimundo Colombo, sobre o estudo com a proposição do Marco Legal do Biogás e teve a participação do presidente emérito da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), de São Paulo, Cícero Bley Jr, que também esteve na audiência com o Governador.

 
Fontes: Secom e assessoria de imprensa dep. Natalino Lázare, com acréscimos da FAPESC
 
Foto de destaque: Júlio Cavalheiro/SECOM

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support