Blusoft realiza aula magna do Entra21 com presença do governador

As oportunidades do setor da Tecnologia da Informação foram o tema central da aula magna da nova turma de alunos do programa Entra21, em Blumenau. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira,13, no Teatro Carlos Gomes, com a presença do governador Raimundo Colombo. O Entra21 capacita jovens dos 16 aos 29 anos de idade para o mercado de trabalho na área da tecnologia e da comunicação. Na última edição, além da contrapartida municipal, o Governo do Estado investiu, via Fapesc, R$ 800 mil no programa.

A cerimônia foi prestigiada também pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que aparece à mesa na foto. Foto: Julio Cavalheiro-SECOM

“Esse programa é uma referência para Santa Catarina e para o Brasil, porque capacita e cria oportunidades, especialmente aos jovens, para que se especializem na nova economia, na informática e na tecnologia. É um programa versátil, de tal forma que consegue se adaptar à evolução e às exigências do mercado. Com isso, o nível de aproveitamento dessa mão de obra se materializa na oferta de trabalho. Para o Estado, é geração de emprego e de desenvolvimento”, aponta o governador Raimundo Colombo.
O coordenador do Entra21, em Blumenau, Sérgio Tomio, reitera que o setor da Tecnologia da Informação ainda carece de mão de obra qualificada e reforça o alto índice de empregabilidade entre os participantes do programa. “A grande maioria dos nossos egressos já está fazendo carreira nas empresas da região e até no exterior. Quem se dedica, certamente, terá um futuro promissor nessa área”, projeta.
Formada no Entra 21 em 2014, a ex-aluna Roberta falou da importância de ter participado do programa. Ela conta que, assim que concluiu a capacitação, foi chamada para trabalhar em uma empresa especializada na produção de softwares odontológicos. “Entrei como estagiária e hoje sou a gerente comercial da empresa. O Entra 21 foi fundamental, me qualificou, direcionou minha carreira e mudou minha vida”, comemora.
Representantes das empresas apoiadoras e parceiras do programa reforçaram que o curso é uma referência para a captação de mão de obra. “Diminui a necessidade de buscar profissionais de outros lugares e oportuniza aos jovens a chance de construir a vida profissional. Com toda a certeza, muitos dos que estão aqui hoje serão novos colegas de trabalho em um futuro breve”, informou um dos empresários que deram depoimento durante a aula magna.
Sobre o Entra21-Blusoft
No município de Blumenau, no Vale do Itajaí, o setor de Tecnologia da Informação está entre os que mais empregam, sendo que as maiores empresas da área projetam a necessidade de grandes volumes de contratação de mão de obra especializada nos próximos meses.
Cerca de 60% destes empregos estão na área de desenvolvimento e programação, que oferecem bons salários. Jovens com idade entre 16 e 29 anos interessados em ingressar neste mercado podem participar dos cursos totalmente gratuitos oferecidos pelo programa Entra21-Blusoft, que forma em torno de 300 novos profissionais a cada ano.
Os interessados devem estar cursando ou concluído o ensino médio e devem ser residentes em Blumenau ou cidades vizinhas. O programa atende também pessoas com deficiência. As aulas podem ser feitas no período matutino, vespertino ou noturno.
Os cursos em linguagem de programação têm carga horária de 400 horas e duração de cinco meses. Já as demais capacitações contam com 200 horas em média em três meses.
Desde 2006, o programa já beneficiou e encaminhou milhares de jovens para empregos de qualidade. O programa é financiado pelo Governo do Estado através da Fapesc, pela Prefeitura de Blumenau e pelas empresas de Blumenau e região.
Ele nasceu da necessidade de formação e reposição de mão-de-obra para o setor de informática do Vale do Itajaí, representado pelo Blusoft – Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região de Blumenau.
Centro de Inovação reforça investimentos do Estado na área da Tecnologia
Outro investimento do Governo do Estado na área da Tecnologia em Blumenau é a construção do Centro de Inovação. A obra será uma incubadora de novos projetos na área e conta com investimentos de R$ 6,7 milhões.
Para o governador Raimundo Colombo, o espaço é fundamental para os avanços, as discussões e o fomento de iniciativas que vão resultar em novas oportunidades e desenvolvimento para todas as regiões do Estado.
“Esse é o nosso diferencial, temos bons equipamentos, a exemplo das universidades, que capacitam a nossa mão de obra e nos colocam à frente no mercado de trabalho, fortalecendo a nossa competitividade. Cada vez mais isso é decisivo. Quem não for eficiente, não tiver acesso às tecnologias do futuro, vai perder o espaço”, disse Colombo.
As obras do Centro de Inovação de Blumenau estão 40% concluídas e a previsão é que estejam finalizadas no primeiro semestre do ano que vem.
Em todo o Estado estão sendo construídos 13 Centros de Inovação. Além de Blumenau, as cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul, Tubarão, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Rio do Sul terão as estruturas.
Fonte: Francieli Dalpiaz – Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Comunicação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support