Já pensou em fazer esqui aquático de bruços – no mar, em rios, lagos e até represas navegáveis, puxado por lancha ou jetski –, e poder submergir para ver o que há no fundo? “É como pegar carona no dorso de uma raia manta”, explica José Chaves Neto, inventor do Skimer, espécie de prancha com acessórios para permitir novas opções de esqui e mergulho. Ele apresentou essa e outras inovações da empresa iLunga na Design Business Fair, que está sendo realizada em Florianópolis.

“A gente está fomentando um novo esporte, o wakeboard para bodyboarders e a nossa meta é vender Skimers para o mundo inteiro”, disse, referindo-se também ao sócio João Caminha Chaves. Os protótipos do dispositivo vêm sendo aperfeiçoados com recursos do programa Sinapse da Inovação, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Após ter o projeto selecionado em 2016 numa chamada pública deste programa voltado a transformar ideias em negócios, os jovens empreendedores abandonaram outros empregos para focar na inovação. “A capacitação do Sinapse foi bem importante, fez a gente estudar o nosso plano de negócios, sem falar nas mentorias e workshops que ajudam a não desviar do caminho”, acrescentou.
Mas bem antes disso, os sócios já conquistavam reconhecimento aos seus produtos inovadores. Em 2008, foram premiados no Idea Brasil, O Melhor do Design Brasileiro. Neste ano, foram destaque no Demoday InovAtiva, a maior banca de startups do Brasil, realizado na Escola de Negócios do SEBRAE em São Paulo. A empresa foi uma das finalistas entre mais de 1.300 projetos submetidos e recebeu quase cinco meses de capacitação e mentorias individuais como preparação para pitches de cinco minutos a potenciais investidores, clientes e parceiros.
As habilidades de comunicação serão úteis no domingo (7 de maio), quando José Chaves Neto falará sobre a criação de novas experiências de lazer no Design Business Fair, feira em que expõe os produtos ao longo de 5 dias. A iLunga também produz bóias sinalizadoras de mergulho, cabos de reboques para esportes aquáticos e a Floater bag, uma bolsa de praia que vira esteira com travesseiro e um dispositivo de flutuação na água. Este acessório de praia é produzido em microfibra, para secar rapidamente, em seis padronagens, fora as personalizadas. Saiba mais em www.iLunga.com.br.
Desde a Bienal Brasileira de Design, apoiada pela FAPESC, Florianópolis tem se tornado um referencial nacional em design e negócios. A feira iniciada dia 3 de maio é uma realização do Centro de Design Catarina (CDC), com patrocínio da Eliane Revestimentos Cerâmicos e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), incentivo cultural das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), e parceria de Jurerê Internacional, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Centro Brasil Design (CBD).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC