A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) apoiará a presença de até dez bolsistas na etapa nacional de um concurso internacional de Comunicação Científica, o FameLab. O prazo para inscrições, por meio de chamada pública encerra dia 24 de fevereiro, disponível neste link.
Esta é a primeira vez em que pesquisadores de todo o país poderão participar do evento, graças a uma parceria do Conselho Britânico com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Os candidatos devem enviar um vídeo com a apresentação oral de um tema científico, sem recurso a dispositivos eletrônicos (como Power Point), edição ou efeitos especiais. O vídeo deve ser apresentado em inglês e português, com duração máxima de 3 minutos para cada versão.
Um painel de jurados composto por cientistas e especialistas em comunicação, vai selecionar 20 candidatos para a segunda fase. Nesta etapa, os participantes deverão apresentar os temas científicos ao vivo para público e júri. Por fim, 10 pesquisadores serão escolhidos para a grande final e passarão por um workshop exclusivo de comunicação científica com especialistas britânicos.
“O apoio da FAPESC será concedido a bolsistas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, vinculados a Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina e que apresentem fluência na língua inglesa”, disse Caroline Seibert, Assessora de Cooperação Internacional desta Fundação e do CONFAP.
A final nacional do FameLab será realizada em 28 de abril e aberta ao público. O vencedor vai representar o Brasil na final internacional do evento, que reúne cientistas de diversos países e acontece entre 6 e 11 de junho em Cheltenham, na Inglaterra.
Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público leigo, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores. O concurso foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores. No Brasil, o concurso aconteceu pela primeira vez em 2016.
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a trocade experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros comogovernos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br
SOBRE O CONFAP
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. Atualmente é presidido por Sergio Gargioni, que também preside a FAPESC.
Fonte: FAPESC e Agência Galo