Presidente da FAPESC participará de missão à Suécia para viabilizar cooperação nacional em pesquisa

A convite do Conselho Sueco de Pesquisa (SRC), Sergio Gargioni e Maria Zaira Turchi, presidente e vice-presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), participarão de missão à Suécia para discutir colaboração acadêmico-industrial com instituições daquele país. A visita ocorre de 13 a 17 de fevereiro e também devem participar representantes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Gargioni participou, em 2016, do Seminário de Excelência Brasil-Suécia, realizado em Brasília. (Divulgação/SACF)

Gargioni preside a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina) e irá tratar também de assuntos para pesquisas bilaterais na área de Aeronáutica para o seu estado. Na programação está prevista uma reunião com empresários e pesquisadores locais, que deverá ocorrer na embaixada brasileira naquele país. Em 2016, o embaixador sueco Per-Arne Hjelmborn visitou a fundação durante a reunião anual dos embaixadores da União Europeia no Brasil, que teve a presença de 18 diplomatas de diferentes nações.
A missão terá início na sede do SRC, onde a delegação brasileira deve se reunir com membros da STINT (Fundação Sueca para Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior), da Vinnova (Agência Sueca para Inovação), do Formas (Conselho de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável) e do próprio SRC, equivalentes suecos dos órgãos brasileiros.
A delegação brasileira visitará a Universidade de Estocolmo, a Universidade de Linköping e o Instituto Real de Tecnologia, além de participar do Seminário de Excelência de Estocolmo, no qual serão discutidos o futuro da colaboração internacional em pesquisa e os resultados dos seminários de cooperação internacional realizados nos últimos dois anos na Coreia, Singapura, China, Indonésia e Brasil. O evento será organizado de 13 a 16 de fevereiro pelo Fórum Sueco de Colaboração Acadêmica e dele participarão seis universidades.
Seminário no Brasil – Realizado em Brasília, em maio de 2016 (foto), o seminário teve foco na área de Aeronáutica e teve apoio do CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Entidades dos dois países discutiram sobre sistema de inovação, motivações para cooperação e seus benefícios no longo prazo nos âmbitos nacional e bilateral, tecnologias vislumbradas, projetos de sucesso em curso e o modelo de cooperação bilateral com potencial transferência para outros setores da sociedade.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support