FAPESC participa de seminário para criação da Rede BiotecSul

Foi organizado no Sapiens Parque, na terça-feira, 29, o III Workshop da              Rede BiotecSul, que tem a finalidade de estruturar uma rede com os principais centros de pesquisa e empresas em Biotecnologia do Sul brasileiro, a exemplo das que já existem em outras regiões. Outros dois workshops já foram realizados com o mesmo intuito no Rio Grande do Sul e no Paraná. O diretor técnico-científico da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Cesar Zucco, participou da abertura do evento.
biotec-sul-1
A rede deve facilitar a interação entre setores público e privado, visando a inovação e o desenvolvimento da biotecnologia na região sul. Segundo o coordenador da rede e professor da UFPel, Odir Dellagostin, os objetivos são desenvolver biotecnologias inovadoras que agreguem valor, promovam o uso sustentável da biodiversidade e integrem novas tecnologias; incentivar a criação de empresas com base biotecnológica com valorização da biodiversidade; criar um observatório de inovação em biotecnologia; e apoiar a estruturação de uma rede de centros de recursos biológicos.
A formação da Rede BiotecSul recebeu o apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) em R$ 250 mil, e o grupo fundador tem representantes de universidades dos três estados: UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UCS (Universidade de Caxias do Sul), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UFPR (Universidade Federal do Paraná). Na edição catarinense do workshop foram convidados representantes da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e de empresas locais que atuam no setor, como a Neoprospecta e a Nanovetores.  O professor João Batista Calixto, diretor do Cienp (Centro de Inovação e Ensaios Pré-clinicos), também participou do workshop.
O papel das FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), no primeiro momento, é o apoio institucional à estruturação da Rede BiotecSul. A longo prazo poderão ser lançadas chamadas conjuntas entre MCTIC  e as FAPs da região, a fim de apoiar projetos na área. Dellagostin é também presidente da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), o que cria maior proximidade da rede com esta e as outras duas FAPs da região: FAPESC e Fundação Araucária (PR).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support