UFFS realiza ciclo de palestras sobre educação com perspectiva étnico-racial

Até o dia 29 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul (NEABI – UFFS) promove um circuito de palestras e debates com o tema Educação e cidadania na perspectiva étnico-racial. O evento teve início no dia 11 e conta com apoio da FAPESC (Fundação e Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina).

Acadêmicos do NEABI (foto: arquivo prof. Renilda Vicenzi)
Acadêmicos do NEABI (foto: arquivo prof. Renilda Vicenzi)

O objetivo do evento é ampliar a formação dos alunos das diferentes licenciaturas e bacharelados, e de professores por meio de diálogos sobre educação das relações étnico-raciais. “A relevância acadêmica e social do tema advém das problemáticas vivenciadas na sociedade contemporânea sobre cidadania, racismo, preconceito com as populações afro-brasileiras e indígenas e suas expressões culturais”, explica a professora Renilda Vicenzi, coordenadora do evento.
As palestras vão incorporar à formação dos professores temas e discussões relacionados aos direitos, cultura e história da população negra Brasil, além de fomentar iniciativas para Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
Segundo a professora, o desenvolvimento das atividades de Educação Étnico-racial constitui um passo importante para debater e compreender a diversidade étnica brasileira, e ainda no desafio de dirimir estereótipos e preconceitos junto aos acadêmicos e alunos das escolas públicas de educação básica.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC
 
educacao-e-cidadania
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support