Até o dia 29 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul (NEABI – UFFS) promove um circuito de palestras e debates com o tema Educação e cidadania na perspectiva étnico-racial. O evento teve início no dia 11 e conta com apoio da FAPESC (Fundação e Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina).
O objetivo do evento é ampliar a formação dos alunos das diferentes licenciaturas e bacharelados, e de professores por meio de diálogos sobre educação das relações étnico-raciais. “A relevância acadêmica e social do tema advém das problemáticas vivenciadas na sociedade contemporânea sobre cidadania, racismo, preconceito com as populações afro-brasileiras e indígenas e suas expressões culturais”, explica a professora Renilda Vicenzi, coordenadora do evento.
As palestras vão incorporar à formação dos professores temas e discussões relacionados aos direitos, cultura e história da população negra Brasil, além de fomentar iniciativas para Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
Segundo a professora, o desenvolvimento das atividades de Educação Étnico-racial constitui um passo importante para debater e compreender a diversidade étnica brasileira, e ainda no desafio de dirimir estereótipos e preconceitos junto aos acadêmicos e alunos das escolas públicas de educação básica.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC