No dia 19 de novembro será realizado na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, o IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática. O evento é itinerante e realizado em parceria com a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde) e UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Esta edição terá apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
A finalidade do seminário é qualificar e divulgar os resultados da formação docente desenvolvida nas disciplinas referentes ao ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, dando maior visibilidade aos trabalhos realizados. O objetivo é refletir sobre o modo de organização do Ensino de Matemática voltada ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.
Nesses seminários, são apresentadas as pesquisas realizadas por estudantes de quatro cursos de Pedagogia sobre o processo de ensino de matemática nos primeiros anos da Educação Básica. Os professores das disciplinas relacionadas ao ensino de matemática, nas quatro instituições desenvolvem suas aulas a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, que fundamenta a proposta curricular do estado de Santa Catarina e do município de Criciúma. “Trata-se de um projeto mais amplo, inserido no contexto do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica) da USP (Universidade do Estado de São Paulo). Esse grupo nacional é constituído por unidades de relacionamento que emergem a partir de objetos de pesquisas comuns”, explica a prof. Eloir Fátima Mondardo Cardoso, organizadora do evento.
Além da vivência acadêmica enquanto comunicação científica, ocorre troca de experiência entre os expositores e o público, principalmente pesquisadores e professores da Educação Básica e Superior. Além das apresentações há debates e uma sessão de depoimentos dos próprios acadêmicos e dos professores da Educação Básica que os receberam durante os estágios na disciplina de matemática. O evento será encerrado com uma mesa redonda, na qual serão são apontadas as limitações, os avanços e as possibilidades de superação para a continuidade do trabalho. A programação pode ser consultada neste link.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC