Cooperativa lança nova linha de produtos após receber auxílio da FAPESC

A COEPAD (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) está lançando produtos com identidade manezinha, chamada de Linha Floripa. A criação de novas peças foi possível por conta do apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) no programa Economia Verde e Solidária, que teve início em dezembro de 2013. O lançamento oficial deve ocorrer no Carreteiro Beneficente, no dia 27 de novembro, que será realizado na ACM (Associação Catarinense de Medicina), às 12h.
linha-floripa-coepad-1
O auxílio da FAPESC à COEPAD permitiu a compra de equipamentos mais modernos e eficientes, como impressoras, e a ampliação de uma oficina. Para distribuição espacial dos equipamentos e respeitando uma linha de produção mais eficaz, a cooperativa utilizou a consultoria da Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), já prevista no edital junto ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Esses dois fatores proporcionaram a otimização do espaço para tornar o ambiente de trabalho mais adequado e seguro”, explica a diretora administrativa da COEPAD, Silvana Zimmermann.
Com a Linha Floripa, a COEPAD deve atingir um novo nicho de mercado, como os turistas. Os produtos trazem estampadas frases e expressões regionais e elementos da cultura local, como o Boi de Mamão e a Dona Maricota, além do principal cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Os produtos como agendas, bolsas ecológicas, camisetas e embalagens são produzidos pela cooperativa com material reciclável. Somada à solução ambiental, a entidade proporciona ocupação a portadores de necessidades especiais, que confeccionam os produtos.
corte-e-costura-coepad
 
“A iniciativa da Cooperativa, além de nobre é útil para o meio ambiente. O trabalho de reciclagem de papel é muito bem feito e dá gosto em ver como os jovens que ‘trabalham’ lá ficam felizes poder contribuir”, destaca a coordenadora de projetos da FAPESC Maria Carolina Knabben, que acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto. Antes da atualização dos equipamentos, a capacidade de produção da Oficina de Papel Artesanal era de 120 folhas por dia, e atualmente é de 180. A COEPAD conta com 43 cooperados. “Tenho muita satisfação em ter participado do programa Economia Verde e Solidária”, declara Silvana Zimmermann.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support