Projeto aprovado no TECNOVA se concretiza com lançamento na Futurecom

Com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), a empresa uTech desenvolveu uma plataforma inovadora que permite redução de custos e integração da infraestrutura de telefonia. O lançamento foi feito na na Futurecom 2016, um dos maiores encontros de empresas de tecnologia e comunicação (TIC) da América Latina, que terminou dia 20 de outubro, em São Paulo.
A uTech atua no desenvolvimento de hardware e software na área de telecomunicações, atuando em todo território nacional. É graduada do MIDI Tecnológico e associada da Associação Catarinense Empresas de Tecnologia (ACATE), além de ter sido contemplada em chamada pública da FAPESC, no âmbito do programa TECNOVA, em parceria com a FINEP. Para concorrer à subvenção econômica, apresentou proposta de um Dispositivo de Comunicação inteligente Integrado, que permite a convergência de diversas tecnologias em um único sistema. O resultado deste projeto foi apresentado no Futurecom.
foto
O objetivo principal é integrar todos os meios de comunicação de uma pequena empresa ou residência com o mundo, utilizando todas as tecnologias disponíveis para tal, Canais IP (VoIP), telefonia móvel (GSM) com voz e texto (SMS), telefonia FIXA (PSTN) analógica, assim como plataformas de telefonia aberta como Asterisk, Freeswitch, Skype, Google Voice, e outras mídias sociais, em um único equipamento inteligente integrado a portabilidade numérica, e sempre escolha a melhor opção para o usuário.
A tecnologia permite que um telefone com interface touchscreen integre recursos de voz e dados de diferentes tecnologias, ou seja, trata-se de um dispositivo de comunicação unificada para tecnologia fixa, móvel e IP. Com o diferencial de ter acesso à portabilidade numérica, o dispositivo determina a rota de menor custo de chamada em tempo real. Além disso, o produto inclui callback via aplicativo para smartphones, registro de ramais IP, gravação de chamadas, envio de SMS e controle de acesso. A configuração do equipamento pode ser realizada pela interface web, segundo Fernando José de Souza,Coordenador de Projetos da FAPESC, que recebeu as propostas ao Tecnova e tratou do andamento do programa.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com dados da ACATE e da uTech

tecnova-telefone-ip