Universidades de Santa Catarina e da Turíngia assinam acordos de cooperação

Instituições de ensino superior catarinenses assinaram sete acordos de cooperação com três universidades da Turíngia no dia  19, em Erfurt. As assinaturas ocorreram no seminário Santa Catarina e Turíngia: Oportunidades de Cooperação para Educação e Pesquisa, realizado pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado (SAI) em conjunto com o Ministério da Economia, Ciências e Sociedade Digital da Turíngia. Desde segunda-feira, Santa Catarina e Turíngia são estados irmãos.

Fotos: Rafael Paulo/SAI
O secretário da SAI, Carlos Adauto Virmond, aposta que as cooperações irão incrementar o intercâmbio de estudantes e de pesquisadores entre os dois estados. “É fundamental ampliar a presença de estudantes catarinenses na Turíngia e o nosso objetivo é enviar, a cada ano, cerca de cem estudantes de Santa Catarina às universidades do nosso estado irmão na Alemanha”, disse. No último ano letivo alemão, quase 250 estudantes brasileiros realizaram intercâmbio em instituições de ensino superior turíngias.
Segundo o ministro da Economia, Ciências e Sociedade Digital da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, o intercâmbio será parte integrante da relação entre o seu estado e Santa Catarina, mas também aposta na pesquisa. “As universidades turíngias, portanto, têm grandes oportunidades para estabelecer-se como um parceiro de pesquisa e capacitação”, disse o ministro, que acredita na cooperação acadêmica para ajudar na geração de oportunidades também na área econômica entre os dois estados.
No seminário, foram assinados acordos de cooperação em três parcerias estabelecidas pelo Sistema Acafe: com a Universidade de Erfurt, de Jena e de Nordhausen. O presidente do Sistema Acafe e reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Sebastião Salésio Herdt, avalia que os acordos estão alinhados com os princípios das instituições pertencentes ao Sistema. “Isso corresponde à missão das nossas universidades, que é buscar por ecossistemas de inovação e por melhores práticas de formação de pessoas”. O Sistema Acafe convidará a SAI para acompanhar a próxima reunião da Câmara de Internacionalização do Sistema.
Os outros acordos foram firmados entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as universidades de Jena e de Nordhausen; entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade de Jena, e entre a Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) de Joinville e a Universidade de Jena.
Um outro acordo de cooperação estabelecido pela missão catarinense na Alemanha foi assinado na segunda-feira, 17, entre a Investe SC e a LEG-Thüeringen para cooperação entre agência de atração de investimento.

Participaram do seminário, pelo Sistema Acafe, além do reitor da Unisul, Sebastião Herdt, os reitores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mário Cesar dos Santos; da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Cláudio Alcides Jacoski; do Centro Universitário de Brusque (Unifebe),GüntherLother Pertschy; do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Elcio Willemann; o secretário-executivo do Sistema Acafe, Paulo Ivo Koehntopp; e pela coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Univali, Maria Elisabeth da Costa Gama.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, assinou alguns dos documentos como testemunha.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Sandro José Neis, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Fábio de Souza Trajano, acompanharam as assinaturas como integrantes da missão de Santa Catarina. O CEO da Investe SC, Diogenes Feldhaus, também participou do evento.
Pelas universidades turíngias, assinaram o vice-reitor para Assuntos Acadêmicos da Universidade de Jena, Alexander Ritchie, o pró-reitor da Universidade de Erfurt, Stefan Landwehr, e o presidente da Universidade de Nordhausen, Jörg Wagner.

No período da tarde, a delegação de Santa Catarina foi recebida na Universidade de Ciências Aplicadas de Erfurt, onde cada reitor pôde apresentar a instituição que lidera e conhecer os responsáveis pelo curso de Arquitetura da Universidade, um dos melhores da Alemanha.
Na visita, os representantes do Ministério Público de Santa Catarina sugeriram parcerias para capacitação de seus servidores em cursos de pós-graduação, como já acontece em universidades da Espanha e Portugal.

 
Fonte: Rafael Paulo – Assessoria de Comunicação – Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support