FAPESC inicia repasse de recursos para pesquisas em Saúde

Um total de 22 estudos em Saúde com as temáticas mais diversas já começou a receber R$ 2,5 milhões na 7ª edição do PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde).  Projetos como “Assistência fonoaudiológica a pacientes portadores da doença de Parkinson”, “Estudo de sobrevivência de pessoas com diagnóstico de câncer em Florianópolis” e “Observatório analítico sobre mortalidade materna do Estado de Santa Catarina” terão dois anos para serem concluídos.

A UDESC está entre as instituições contempladas e foi representada na assinatura do memorando de contratação pelo reitor Marcus Tomasi. Crédito: Jaqueline Noceti - Secom
A UDESC está entre as instituições contempladas e foi representada na assinatura do memorando de contratação pelo reitor Marcus Tomasi. Crédito: Jaqueline Noceti – Secom

 
Os projetos foram contratados na terça-feira, 4,  no Teatro Pedro Ivo, em solenidade que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A chamada é realizada pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
As pesquisas contempladas são provenientes de 5 instituições: Hospital Nereu Ramos, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária da Região de Chapecó).
Na mesma cerimônia, houve a contratação do projetos do programa Sinapse da Inovação, dos editais de apoio aos grupos de pesquisa do sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e da chamada internacional Researcher Connect, realizada em parceria com o Conselho Britânico. Além das contratações a FAPESC também assinou acordo com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e lançou o edital Programa Primeiros Projetos para Jovens Doutores, aberto até 16 de novembro.
Em um momento em que a área de CTI passa por dificuldades orçamentárias, o ministro enfatiza que um evento como esse, com repasses de recursos a diversas instituições “mostra a confiança no país e na convicção que temos para a retomada do desenvolvimento, com investimento na pesquisa, na ciência e na inovação. Essas parcerias anunciadas e consolidadas procuram traduzir esse sentimento de retomada do caminho para o desenvolvimento”.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support