Incubadora da Udesc Ibirama estimula criação de empresas inovadoras

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mantém uma incubadora de empresas desde 2009 para estimular a criação, implantação e consolidação de companhias inovadoras. Atualmente desenvolve dez projetos, sete deles com a participação de alunos, professores e egressos da Udesc Ibirama.

A incubadora, a Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), é presidida pelo diretor-geral da Udesc Ibirama, Dario Nolli, e abrange os nove municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama. Até o fim do ano, a sede da Aderi, que fica no Centro, será transferida para a unidade da Udesc.

A entidade começou a ganhar corpo quando passou a desenvolver, em 2011, o projeto de extensão Desenvolvendo Talentos, do professor da Udesc Ibirama Jaison Ademir Savegnani.

Além dos atuais projetos, a iniciativa contribuiu para o surgimento de outros projetos, que já saíram da incubadora, com atuação nas áreas têxtil, recursos humanos, propaganda visual, consultoria em custos e desenvolvimento de software.

Segundo o professor, o ingresso na Aderi é feito por meio de edital aberto e seleciona seus incubados ao analisar a viabilidade técnica e econômica gerada a partir da identificação de oportunidades que atendam principalmente as necessidades da SDR Ibirama.

A agência oferece vários benefícios, como módulos físicos com áreas de 17 a 20 metros quadrados para cada negócio, infraestrutura de hospedagem nos módulos, ar-condicionado, computador, impressora, serviço de internet gratuito, unidade de trabalho com mesa, cadeiras e armário, auditório, cozinha comunitária, sala de reuniões, serviço de consultoria em gestão, estacionamento e telefonia.

Inovação
Savegnani explica que incubadoras são ambientes com capacidade técnica, administrativa e de infraestrutura para amparar o empreendedor e seu negócio. “Elas apoiam e estimulam pessoas com espírito empreendedor na transformação das suas idéias em empresas inovadoras”, afirma.

O docente destaca, como papel fundamental das incubadoras, a sustentação e a ajuda inicial à sobrevivência de novos negócios, por meio de inovações tecnológicas, serviços e produtos, além de promover o desenvolvimento regional “por serem apoiadoras ao crescimento de empresas”.

Além da Udesc Ibirama, são fundadoras da Aderi a prefeitura, a associação empresarial da cidade, a SDR Ibirama e o Sindicato das Indústrias da Construção e Imobiliário de Ibirama, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Projetos atuais
Um dos projetos em incubação, que objetiva qualificar pessoas para atender as demandas das empresas da região, tem como sócia a egressa da Udesc Ibirama Daiana Marquez. Outro projeto que atua na assessoria contábil tem, como sócios, Alyne Xavier dos Santos, aluna do curso de Ciências Contábeis, e Paulo Sérgio Bittencourt, egresso do mesmo curso.

Já o programa que serve de laboratório para o desenvolvimento de software com foco na área esportiva é desenvolvido em parceria com acadêmicos e o professor Pablo Schoeffel.

Também está sendo incubado na Aderi um projeto que oferece consultoria administrativa e financeira em empresas da região, administrado pela aluna Michele Lunardi, do curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças da Udesc Ibirama.

Além disso, um grupo de alunos e professores desenvolve proposta de software industrial para madeireiras e a aluna de Ciências Contábeis Márcia Mensor Lunelli vai usar sua experiência no setor para desenvolver o projeto “Amigo da Obra Assessoria e Comércio de Construção Civil”.

Já os acadêmicos Juniel Rodrigues Leite, Marieli Antunes de Oliveira e Willian Oliveira da Silva desenvolvem softwares voltados à gestão acadêmica de instituições de ensino e de sites.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc