Terminam na próxima segunda-feira (5) as inscrições para o Seminário Social Good Brasil, evento que acontece em Florianópolis nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com palestras de especialistas internacionais e nacionais das áreas de inovação, mídias sociais, branding, empreendedorismo e novas tecnologias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://socialgoodbrasil.org.br/. As palestras serão realizadas no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), e serão transmitidas por livestreaming (ao vivo via Internet) durante toda a programação. O público-alvo vai desde empreendedores, líderes comunitários, profissionais autônomos, voluntários, estudantes e jovens, a empresas, negócios sociais, ONGS e organizações de fomento e pesquisa.
Programação
O autor do best-seller “We First”, Simon Mainwaring, abre o seminário Social Good Brasil no dia 6, às 19h. Consultor de empresas como Google, General Motors e Gucci, Mainwaring é considerado um dos maiores especialistas em branding e mídias sociais dos Estados Unidos. Pela primeira vez no Brasil, ele apresentará formas de utilizar as mídias sociais para construir marcas lucrativas e de impacto positivo e que contribuam para mudanças sustentáveis. Um dos destaques nacionais no primeiro dia do evento é Mauro Segura, autor do blog “A Quinta Onda” e diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil.
No dia 7 de novembro, o participante inscrito poderá conferir as principais histórias e casos de como as pessoas e instituições utilizam as tecnologias para transformação social. Haverá um panorama às 13h sobre o movimento Social Good no mundo e o impacto da proposta no Brasil. Entre os casos que compartilharão suas experiências, estão o “Games for Change Latin America” do diretor Gilson Schwartz, e a plataforma “Cidade Democrática”, fundada por Rodrigo Bandeira. Também haverá um painel com Hernán Efrón, do planejamento e desenvolvimento de novos negócios da Engage, fundadora do Catarse, plataforma de financiamento coletivo. A palestra de Beth Kanter, considera a mulher mais influente em tecnologia” pela Fast Company Magazine, finaliza o segundo dia do seminário. Beth vai falar sobre capacitação, captação de recursos e marketing no terceiro setor.
No último dia de seminário, o destaque internacional é Peter Sims, especialista nos temas de inovação e empreendedorismo. Autor do best-seller “Little Bets” (“Pequenas Apostas”), Sims vai mostrar como a inovação nas empresas pode vir a partir de pequenos investimentos, sem correr grandes riscos. Para demonstrar os fatores que impulsionam a inovação no âmbito nacional, participarão do seminário Reinaldo Pamponet, sócio fundador da It´s Noon, rede social sobre economia criativa; Rodrigo Cunha, embaixador-sênior do TEDx na América Latina, evento que conta com conferências de diversos temas; Renato Kiyama, diretor da Artemisia, organização incentivadora de negócios sociais e Edgard Morato, sócio-fundador da Saútil, site que orienta a utilização dos serviços públicos de saúde.
Durante o seminário , serão apresentados os projetos finalistas do Festival de Ideias na categoria Social Good Brasil, na qual o principal requisito é que tecnologia e pensamento inovador sejam as principais ferramentas para mudança social. Oito finalistas do Festival, de alcance nacional, estarão no seminário em busca de um investimento inicial para sua ideia.
Sobre o Social Good Brasil
O termo Social Good significa “bem social” e o seu conceito, criado nos Estados Unidos, explica o fenômeno de usar novas tecnologias e o pensamento inovador para apoiar causas e solucionar problemas na sociedade. O Programa Social Good Brasil foi criado em fevereiro deste ano, inspirado no Social Good Summit, evento que reúne anualmente grandes nomes da tecnologia e do terceiro setor em Nova York. Tem três principais objetivos: disseminar o uso das tecnologias para a mudança social; identificar e apoiar experiências inovadoras e oferecer ferramentas e capacitações para iniciativas na área.
O Social Good Brasil é uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), do Instituto Voluntários em Ação (IVA) com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, Instituto C&A e IBM Brasil.
Fonte: Acate