Pesquisadores se reúnem na FAPESC para discutir incentivos a estudos com biogás

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) promoveu hoje, 30 de julho, uma mesa-redonda com pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) e de entidades federais e estaduais para discutir sobre produção de energia a partir do biogás.

biogas pesquisa 30 julho

A reunião visa saber, a partir da opinião e da experiência dos pesquisadores, o que está sendo realizado nesse ramo e que tipos de projetos necessitam de incentivo. A intenção é formatar uma chamada pública para possibilitar pesquisas ligadas ao biogás. “Todas as iniciativas relacionadas a fontes alternativas de energia são relevantes, mas é necessário conectar todas essas ideias e encontrar soluções inovadoras”, diz Sergio Gargioni, presidente da FAPESC, que abriu a reunião.

Iara Dreger, coordenadora de projetos para energias renováveis da FAPESC e organizadora do evento, afirma que “é necessário discutir possíveis linhas de financiamento para pesquisa com biogás, que tenham como objetivo gerar energias (biometano, eletricidade, hidrogênio), produzir biofertilizante, capturar minerais e obter resíduo zero.” A relevância do tema é devido ao problema da demanda energética no estado e à falta de possibilidades reais de aumentar seu fornecimento nos próximos anos.

Ainda para este ano estão previstos outros encontros interinstitucionais, workshops com órgãos estaduais como a FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e a SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável), além de apresentações de projetos, legislações e processos de produção de biometano e a geração de eletricidade em Itajaí (de resíduo urbano) e Pomerode (de resíduo animal).

Estiveram presentes representantes de cursos de graduação e pós-graduação de diversas IES do estado, entre elas: FURB (Universidade Regional de Blumenau), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UnC (Universidade do Contestado), e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Também foram representadas entidades como SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). 

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support