Professores da Unesc aprovam projetos para estudos na área da saúde e cerâmica

Meningite bacteriana e revestimento cerâmico autolimpante são os focos de pesquisas de dois professores da Unesc que aprovaram projetos junto à Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os pesquisadores Tatiana Barichello e Adriano Michael Bernardin vão receber R$ 60 mil cada para desenvolver suas pesquisas. Ambos os trabalhos foram aprovados na Chamada Pública nº 04/2011, de Apoio à Infraestrutura de CT&I para Jovens Pesquisadores.


Meningite


Tatiana vai avaliar novas possibilidades de tratamento para prevenir sequelas da meningite. A meningite bacteriana possui mortalidade em torno de 16% a 37% e sequelas, como perda de audição e prejuízo de aprendizagem e memória, em torno de 30% a 52% dos sobreviventes. Com o estudo, a pesquisadora pretende compreender o funcionamento do organismo (bactéria) durante a doença, entre outros danos, para prevenir as sequelas da doença.


Tatiana é professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). Ela vai desenvolver o projeto “Avaliação da resposta imune do hospedeiro e novas possibilidades terapêuticas coadjuvantes na prevenção do dano cognitivo ocasionado pela meningite pneumocócica”.


Revestimento cerâmico


Bernardin vai continuar seu estudo de um revestimento cerâmico autolimpante, que utiliza a radiação solar (UV) para degradar matéria orgânica (como óleo, graxas e microrganismos – bactérias, entre outros). A pesquisa fez parte de seu doutorado e agora terá continuidade com o financiamento da Fapesc. Em sua estudo ele utilizou um material semicondutor (óxido de titânio), que reage na presença de luz solar e água e transforma a matéria orgânica em CO2 e água.


Bernardin é professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Ele vai desenvolver o projeto “Obtenção de vidrados cerâmicos fotoativos a partir de anatásio Photoglaze”.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Unesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support