Incubadora Tecnológica de Luzerna firma acordo com Instituto da Irlanda

No dia 26 de maio, foi assinado na Irlanda o memorando de intenções firmado entre a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL) e o Institute of Technology Sligo (ITSligo). A cerimônia aconteceu no prédio do instituto, na cidade de Sligo, localizada ao norte da Irlanda.

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas a Prefeita de Sligo, Marcella McGarry; a Presidente do Instituto, Terri Scott; o Chefe de Inovação, Niall McEvoy; o Chefe de Assuntos Internacionais, Patrick Lynch. Do Brasil, estiveram presentes o Eng. Rafael T. Patzlaff, representando a Incubadora Tecnológica Luzerna; o Prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann; e o graduando Luiz Fernando Zago, da ITL, que intermediou o acordo com a instituição irlandesa.

itl-irlanda-WEB540

Os trâmites iniciaram ainda em 2013 e ganharam força em 2014, quando ocorreu a primeira teleconferência entre os dois institutos. A parceria visa estreitar os laços entre as duas instituições e as entidades a elas vinculadas no âmbito da transferência de tecnologia, abertura de novos mercados em ambos os países, oferta de intercâmbio estudantil e profissional, melhores práticas de gestão da inovação e processos de incubação, workshops e teleconferências.

Já está agendada para outubro a visita da delegação Irlandesa ao Brasil. Sobre o Instituto de Tecnologia de Sligo: é um dos maiores da Irlanda, abriga atualmente 35 empresas de tecnologia nos setores de energia, fármacos, dispositivos médicos, agroindústria e ecoturismo em seu centro de inovação. Foi fundado em 1988 e atua como uma importante ferramenta no desenvolvimento do empreendedorismo local, gerenciando programas governamentais como o New Frontiers e oferecendo infraestrutura de ponta para suas incubadas. Algumas empresas já atuam tanto no mercado doméstico como o europeu.

Sobre a ITL: Fundada em 2010, a ITL está instalada no antigo Seminário São João Batista, é uma Incubadora pública mantida pela Prefeitura Municipal de Luzerna. Atualmente abriga dez empresas de tecnologia nos setores de saúde, energias renováveis, eletrônica, mecânica, TIC e automação industrial. As empresas nela instaladas já possuem diversos produtos que atualmente são exportados para 11 países.

Fonte: ITL