Governo estadual apoia programa que une pesquisa e negócio

Nesta semana, foi assinado o termo de outorga necessário à conclusão de observatórios tecnológicos setoriais idealizados para alavancar o desenvolvimento econômico de setores como Pesca, Agricultura Familiar, Moda de Vestuário, Fruticultura de Clima Temperado, Polímeros e Manejo de Solos e de Recursos Naturais. Eles serão finalizados pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) com R$ 137 mil, última parcela dos quase R$3 milhões já repassados pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), órgão vinculado a SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).


“Pretende-se que os observatórios sirvam para a ampliação dos conhecimentos aplicados às melhorias de qualidade de produtos e processos, bem como dos sistemas de gestão dos setores produtivos em questão”, explica o Prof. Renato de Mello, coordenador do projeto. “Pretende-se também que os observatórios sirvam para que a ampliação do trabalho e renda se dê em razão de melhorias tecnológicas e de forma sustentável.”


Cada observatório é implantado em cidades que têm um maior índice de produção ou consumo do produto ou serviço oferecido, segundo a estratégia da SDS de incentivar a inovação. O primeiro foi criado em São Bento do Sul, polo de produção moveleira, e comprovou a viabilidade da proposta, inserido no âmbito do programa Estruturante do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina. Na sequencia veio o observatório da pesca – até hoje o mais acessado – e outros 6, sendo que o último o de Moda, será finalizado em breve. A execução do projeto somente será possível com a concessão de 20 bolsas de iniciação científica por parte da FAPESC, para alunos da UDESC que farão as vigilâncias, alimentações e demais operações iniciais dos observatórios nos Centros de Lages (CAV), Chapecó (CEO), Joinville (CCT) e Florianópolis (CEART).


Ao todo, 14 professores e 15 bolsistas da UDESC participam do projeto. “Os professores e bolsistas do programa são responsáveis pelos conteúdos retirados da web e dos artigos científicos retirados do portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Depois da capacitação e da articulação com o setor, o observatório é repassado à empresa (ou associação) que assume o negócio, porém os estudantes continuam com as  consultorias”, explica Renato de Mello.


As pesquisas são publicadas no site www.observasc.net.br, mas cada observatório tem seu portal independente.


 

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665- 4812 e 8418 1180.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support