Irlandeses contribuem com pesquisas sobre saúde materno infantil

Três professores da Qüens University (Belfast/ Irlanda) estão em Florianópolis para conhecer mais sobre projetos desenvolvidos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Fiona Alderdice e Linda Johnston vão apoiar um projeto selecionado pelo PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde), que tem como objetivo fortalecer a capacidade local de pesquisa, apoiar projetos que busquem soluções para os problemas dos sistemas e serviços de saúde e financiar pesquisas em temas relacionados à gestão do setor e à atenção à saúde da população brasileira.

29-05 FOTO IRLANDESAS

Na área materno infantil, o sociólogo Ruaria Santiago Mc Bride vai participar do projeto Inovação na Atenção a Dependentes Químicos, conhecido como REVIVER. Ele permanecerá na cidade até o final de junho, enquanto as duas professoras retornam à Irlanda dia 30 de maio.

Os três já se reuniram com a Direção do Centro de Ciências da Saúde e o SINTER-UFSC (Secretaria de Relações Internacionais). “Faremos cooperação com a instituição irlandesa  para o desenvolvimento de pesquisas, a partir dos contatos estabelecidos em 2013, quando apresentamos o trabalho A sobrevivência do neonato pós morte materna, 2006-2010 durante a 8th International Neonatal Nursing Conference, realizada em Belfast”, diz Maria de Lourdes de Souza, coordenadora do projeto que deu origem à comunicação científica e foi financiado por meio do PPSUS.