Olivicultura é tema de Jornada Internacional

29.04.2010

A Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) será representada na Jornada Internacional de Olivicultura pelo seu Diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente, Zenório Piana. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de maio, em Porto Alegre.

“Cremos que a participação das instituições de fomento à pesquisa de Santa Catarina é muito importante, pois regiões deste estado têm as condições necessárias para o desenvolvimento da oliveira. O potencial de mercado tanto para azeitonas de mesa como para o azeite de oliva é enorme e está em expansão, sendo atualmente totalmente provido por produtos de fora do Brasil”, diz Deise Nascimento Nunes, representante da Associação Rio-Grandense de Olivicultores.

Pesquisa
Em 2009, a Fapesc repassou R$ 94.670,00 para a Fundeste (Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste). A entidade administra a aplicação de recursos num estudo iniciado em 2005 e que vem testando 35 tipos de oliveiras nos mais diversos pontos do território catarinense.
O projeto está sendo executado, em parceria, pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Unochapecó (Universidade Comunitária Regional de Chapecó). A contrapartida das instituições é o pagamento do trabalho dos pesquisadores envolvidos na pesquisa.

Para saber mais sobre a Jornada Internacional de Olivicultura, acesse www.argos.org.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support