Na próxima terça-feira (dia 28), será oficialmente lançado, no Sapiens Parque, o edital de construção do Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica (CRF), que integra a Fundação Centros de Referências em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e será coordenado por um dos mais renomados cientistas brasileiros na área, Prof. Dr. João Baptista Calixto. O Centro, instalado no próprio Sapiens Parque, funcionará como agente promotor do desenvolvimento e agregação de valor aos produtos farmacêuticos brasileiros, para diminuir a dependência da indústria nacional de fármacos em relação aos produtos importados.
Um total superior a R$ 6 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, e complementados com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), será destinado à construção do espaço físico e aquisição de alguns equipamentos. Estes se juntarão aos demais equipamentos altamente especializados do laboratório de Farmacologia Pré-Clínica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – também dirigido pelo Prof. Calixto – que serão transferidos para o CRF. Uma área de 5.300m² vai abrigar os laboratórios e incubar, inicialmente, 13 empresas da área da saúde.
InovaLab
Ainda, neste mesmo dia, será inaugurado o InovaLab, um espaço de aproximadamente 2 mil m² destinado a abrigar e acelerar projetos inovadores estratégicos para o Sapiens Parque, os quais serão coordenados pela CERTI. De imediato, irão para o InovaLab o Laboratório do Instituto Sapientia, que abriga o show-room dos projetos da Seleção 14 Bis; e o Studium Sapiens, com empresas de mídia interativa e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o InovaLab é uma parceria entre CERTI, Sapiens Parque e Governo de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e CODESC. O objetivo é reunir no mesmo lugar a indústria criativa, da tecnologia e da sustentabilidade, consideradas os principais pilares do Sapiens Parque. Nesse sentido, negociações com a UFSC, UDESC e o Instituto Técnico Naval já estão sendo feitas para que alguns de seus projetos sejam instalados naquele espaço.
Fonte: 1 Via