O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, acompanhado do recém nomeado Cônsul Honorário do Reino Unido em Florianópolis, Micheal Delaney, reuniu-se nesta sexta-feira, 26, com representantes da Fundação CERTI e com o diretor do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates. A CERTI, instituição de tecnologia e inovação de Florianópolis, é responsável por implementar o projeto “Parques tecnológicos e incubadoras para o desenvolvimento do Brasil”, financiado pela Missão Britânica no Brasil e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro.
José Eduardo Fiates e Alex Ellis (foto: Camila Chiodi/Fundação CERTI)
No encontro, Fiates apresentou ao embaixador o histórico catarinense nas áreas de tecnologia e inovação e o projeto do Sapiens Parque. Laércio Silva e Eliza Coral, da Fundação CERTI, apresentaram a instituição e detalharam ao embaixador o projeto desenvolvido em parceria com a Missão Britânica. Após a reunião, a comitiva visitou o parque – em especial a empresa Neoprospecta, instalada no Centro de Fármacos do Sapiens
O embaixador Alex Ellis afirmou ver um grande potencial no Sapiens Parque e em projetos como o que está sendo desenvolvido com a Fundação CERTI. “O investimento em ciência não é o suficiente. É preciso buscar a inovação e o empreendedorismo, a geração de negócios, e isso deve ser feito de maneira internacional. Fico muito feliz em ter a Fundação CERTI e o Sapiens Parque como nossos parceiros”, completou Ellis.
O projeto “Parques tecnológicos e incubadoras para o desenvolvimento do Brasil” visa garantir mais apoio efetivo do governo do Brasil à inovação, através do fortalecimento de políticas de incentivo a parques tecnológicos e incubadoras. O Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, que trabalha diretamente com a embaixada britânica no projeto, tem 26 anos de experiência em projetos e implantação de pelo menos 20 parques tecnológicos em todo o país. O Sapiens Parque, instalado no Norte da ilha, visa receber mais de 200 empresas e se tornar um dos principais eixos de inovação do país.
Ao longo das duas últimas décadas, o surgimento e crescimento de parques tecnológicos em todo o Reino Unido ajudou a criar milhares de empresas baseadas no conhecimento técnico-científico. A expertise britânica no setor, trazida pelos organismos UKSPA (Associação de Parques de Ciência do Reino Unido) e UKBI (Incubadoras de Negócios do Reino Unido), deverá auxiliar no desenvolvimento do Parque. Também estão envolvidos no projeto a UFSC e a ANPROTEC –
Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
Fonte: Assessoria da CERTI