Distúrbio provoca perdas de 15% na produção de uvas viníferas

A área de plantio de uvas em São Joaquim pode aumentar bastante a partir de um estudo que está sendo conduzido pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), com apoio da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

 

Selecionado por meio da uma chamada pública voltada à inovação em Ciências Agrárias, o projeto visa reduzir as perdas na produção anual de uvas viníferas – que ultrapassa os 15% só por conta de um distúrbio conhecido como “dessecamento de ráquis”. Os pesquisadores vão definir quais são as doses adequadas de potássio e calcário adequadas para garantir o equilíbrio nutricional das videiras. Também vão fazer um diagnóstico sobre as principais doenças que afetam as plantas e investigar o efeito dos fungicidas sobre a fermentação do vinho, entre outras ações previstas no contrato firmado com a Fapesc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support