“O empresário que exercer atividades intensivas em conhecimento e tiver um projeto inovador deve procurar a Finep”, afirma o diretor de Inovação da agência, João De Negri. A nova diretoria da instituição pretende, até 2014, triplicar o número de empresas apoiadas e ampliar os recursos para inovação. Para isso, a ideia é reforçar a atuação da financiadora no setor empresarial, estimulando projetos de cooperação com as instituições de ensino e pesquisa.

     De Negri também descarta qualquer possibilidade de descontinuidade de programas. “Nossa meta é dar robustez aos instrumentos já existentes para que eles possam atender às necessidades de inovação das empresas”, afirma. Ele lembra ainda que serão contempladas as empresas de todos os portes, sejam micro, pequenas, médias ou grandes.

     O diretor completa que a Finep vai priorizar ações integradas e que estejam em consonância com as diretrizes do Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti) e da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), do governo federal. Caso sejam necessárias mudanças nas linhas tradicionais de financiamento, elas serão implementadas de forma a melhorar ainda mais o apoio à inovação.

     Conheça outros projetos da Finep no site www.finep.gov.br.

     (Com informações da Finep)