UFSC comemora os 60 anos do CNPq e debate ciência e inovação no país

Em programação que comemorou os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu no dia 24 de outubro a mesa-redonda Ciência e Inovação no Brasil.

O debate reuniu o reitor da UFSC, Alvaro Prata; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ronaldo Motta; o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Eduardo Calmonovici, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

O CNPq foi representado na solenidade pelo diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, que proferiu palestra sobre os 60 anos da instituição e lançou na UFSC o programa Ciência Sem Fronteiras, voltado à formação de recursos humanos em universidades e instituições de pesquisa estrangeiras. Ainda na cerimônia a Fapesc aderiu ao programa, firmando protocolo de cooperação em parceria com o governo estadual.

Este ano o CNPq apoia com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de Produtividade em Pesquisa; cerca de 20 mil bolsistas de mestrado e doutorado e sete mil em diferentes modalidades de fomento tecnológico, a maioria em atividades de pesquisa e desenvolvimento diretamente nas empresas. Além disso, beneficia com bolsas cerca de 46 mil estudantes de graduação e do ensino médio, envolvidos em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica. (Com informações da UFSC).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support