Seis projetos selecionados no Sinapse da Inovação 2011 são desenvolvidos na Unoesc

Seis projetos de negócios desenvolvidos por empreendedores da região Meio-Oeste e selecionados no Sinapse da Inovação 2011 estão sendo aprimorados na Pré-Incubadora Tecnológica da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Os contratos, que foram assinados nesta sexta-feira, 22, no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do campus de Joaçaba, preveem a utilização do espaço pelo período de um ano, além de apoio técnico para o desenvolvimento dos produtos e gestão das empresas.

Os seis projetos pré-incubados são: Implantape – Fita para uso odontológico, de Joaçaba; Sistema para monitoramento fluvial, de Joaçaba; Nova técnica de transferência de embriões em bovinos, de Luzerna; Moinho de dentes para cereais, de Ipira; Copia e Cola – detectando plágio na web, de Xanxerê e Unidade de seleção, ensaque e comercialização de fertilizante orgânico, de Concórdia.


De acordo com o professor Moisés Diersmann, responsável pelo NIT e pela Pré-Incubadora, além do apoio voltado para a gestão dos empreendimentos, a Universidade colocará a sua estrutura de laboratórios, profissionais e pesquisadores à disposição dos empreendedores. Segundo ele, os projetos estão em diferentes fases de desenvolvimento. “Alguns ainda estão na fase das ideias e precisam de pesquisas para desenvolver o produto, outros têm uma versão do protótipo, alguns estão com seus produtos patenteados ou com a empresa formalizada”. Para todos, no entanto, o professor afirma ser importante a pré-incubação. “Quando as empresas são concebidas dentro deste processo, tendem a dar certo e ter crescimento”, acrescenta Diersmann.


Cada um dos seis projetos já foi contemplado com R$ 50 mil em subvenção econômica, capacitação e consultoria tecnológica por meio do Sinapse da Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). O programa resulta na geração de empresas e na criação de produtos ou processos inovadores. Em 2011, foram selecionadas 100 ideias.


Durante o evento, também foram assinados os contratos de outras quatro ideias que serão pré-incubadas na Unoesc. “A universidade busca o desenvolvimento das pessoas e da região, que precisa de visão inovadora”, destaca o reitor Aristides Cimadon. Para o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti, “a iniciativa fortalece a cultura do empreendedorismo inovador, além de ser uma oportunidade de geração de emprego e renda”.

Fonte: SDS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support