Milhares de alunos e professores da rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina, além de internautas em geral, têm à disposição o Portal Catarina, um banco de dados com 320 autores cadastrados, 4.420 documentos e 2.578 arquivos digitalizados. Ele pode ser acessado em www.portalcatarina.ufsc.br/.

O Portal foi criado com recursos do PRONEX, mas não foi o único resultado obtido com estes investimentos da FAPESC. Com os R$400 mil aprovados em 2007, via chamada pública, mais os R$270 mil destinados em 2010, foram viabilizados trabalhos conjuntos de 3 grupos de pesquisa da UFSC – Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística ((NuPILL), Núcleo Literatura e Memória (NuLIME) e o Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (LAPESD) – com parceiros da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville), da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e, mais recentemente, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Também dois grupos da Universidad Complutense de Madrid têm participação nesse projeto, intitulado Autores, obras e acervos literários em meio digital.

Desde seu início, o projeto já rendeu a titulação de 9 mestres e 4 doutores; a digitalização de 71 obras de 9 autores catarinenses e das revistas Sul, O Moleque, Litoral e Terra; a limpeza, restauração e o acondicionamento de 9 acervos literários; a oferta de cursos de formação para professores da rede pública; a organização do 4º Simpósio Nacional de Literatura e Informática; a publicação de 5 trabalhos em periódicos, 3 livros ou capítulos de livros, entre outros.

“Os seminários, palestras, publicações, workshops permitiram a difusão e divulgação de conhecimentos, intercâmbio e de desenvolvimento de mecanismos de transferência de resultados para a sociedade”, salienta Gerson Fausto Bortoluzzi, coordenador do PRONEX na FAPESC. “Consideramos que os objetivos previstos quando da assinatura do convênio foram superados e os impactos previstos tanto nas áreas sociais, técnicas e científicas plenamente atingidas.”

Sonho realizado

O Portal Catarina nasceu do sonho do escritor Lauro Junkes de disponibilizar online informações que dão um panorama da vida intelectual no Estado, desde o século XIX.
“A meta deste portal é colocar ao alcance de qualquer usuário da internet, de forma gratuita, um grande número de obras catarinenses de domínio público, acervos particulares de uma parte dos intelectuais catarinenses mais representativos do século XIX e uma parte dos mais importantes periódicos literários catarinenses dos séculos XIX e XX,” diz o Prof. Alckmar Luiz dos Santos, coordenador do projeto.

“ A construção de um banco de dados, como esse nosso, é uma atividade incessante: estamos constantemente acrescentando e corrigindo dados, pois eles são sempre sujeitos a omissões e incorreções. Inclusive solicitamos a colaboração dos usuários para o aperfeiçoamento dos dados, enviando-nos todas as dúvidas e sugestões que acharem relevantes, escrevendo para nupill@cce.ufsc.br”, acrescenta.

Esse e outros pesquisadores da UFSC desenvolveram também um sistema de banco de dados de história literária e uma biblioteca digital de literatura brasileira (usando aplicativos de domínio público). As verbas do PRONEX serviram para aumentar as funcionalidades da biblioteca digital gerada com auxílio do CNPq, via projeto SIDIE (Sistema de Disponibilização de Informações para o Ensino). Com a ampliação dos acervos, a biblioteca digital conta atualmente com 16.527 autores cadastrados e 70.291 obras, das quais 745 obras foram digitalizadas e convertidas em páginas HTML.

A biblioteca digital desenvolvida no contexto deste projeto está disponível em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br.

Fonte: Fapesc, com contribuições do Nupill