1º Seminário de Pecuária reúne 732 participantes em São Joaquim

Com recorde de público, foi realizado no dia 21 de março em São Joaquim o 1° Seminário de Pecuária da Serra Catarinense: Produção de Pasto para uma Pecuária Rentável. Estiveram presentes 732 participantes de 29 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Seminário foi uma ação do Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte por meio de uma parceria da Epagri com o Sindicato Rural de São Joaquim e apoiado por entidades como Governo do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Faesc, Senar, Associação Rural de Lages, Seagro, Prefeitura Municipal de São Joaquim, Banco do Brasil e Amures.

Todo o dia de trabalho foi estruturado para que os participantes do evento conhecessem as novas cultivares de forrageiras, a forma mais adequadas para sua implantação e principalmente alternativas de manejo para converter pasto em lucro.

Um fato que chamou a atenção dos organizadores foi um predomínio de produtores na platéia, interessados na temática de produção de pasto e questionando através de perguntas todas as palestras.

A primeira palestra abordou “Perspectivas, desafios e oportunidades para a produção de carne a base de pasto em Santa Catarina”, foi proferida pelo PhD. Airton Spies, secretário Adjunto de Agricultura e da Pesca de SC. Em seguida, o Dr. Cassiano Pinto, da Epagri de Lages, apresentou o tema “A ciência no campo – Projeto de Desenvolvimento da pecuária de corte da Serra Catarinense”. Pela manhã, as palestras encerraram com o tema “Novas cultivares de forrageiras, implantação e manejo”, pelo M.Sc. Ulisses Córdova, da Epagri Lages. No período da tarde o evento apresentou os temas “Princípios para o melhoramento de pastagens naturais”, pelo M.Sc. Nelson Prestes, da Epagri Lages; e “Manejo para transformar pasto em lucro”, pelo Dr. Carlos Nabinger, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Seminário de Pecuária da Serra Catarinense terá um caráter itinerante nas cidades da região da Serra Catarinense, trazendo convidamos renomados que abordarão assuntos relacionados a pecuária de corte, leite e lã. “Nosso objetivo foi alcançado, de apresentar à sociedade, produtores rurais, técnicos, estudantes e lideranças assuntos atuais voltados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária de corte”, destaca Nilton Nunes de Jesus, coordenador do seminário e extensionista local da Epagri.           Segundo Cassiano Eduardo Pinto, coordenador de pesquisa do Projeto Redes de Propriedades de Referência Tecnológica (Reprotec) “o Seminário realizado anualmente e o Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte da Serra Catarinense, buscam desenvolver a cadeia produtiva da pecuária, aproveitando o potencial da atividade como base de desenvolvimento sustentável da Serra Catarinense, aproveitando o ótimo momento econômico que a atividade vive atualmente”.

 

Fonte: Eng-agr. Cassiano Eduardo Pinto (cassiano@epagri.sc.gov.br) e eng-agr. Ulisses de Arruda Córdova (ulissses@epagri.sc.gov.br)

 

 

 

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support