A delegação alemã que passou a semana passada em Florianópolis se reuniu no dia 19 de novembro com o Prof. Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Foram discutidas novas possibilidades de cooperação entre instituições catarinenses e a Friedrich-Alexander University Erlangen-Nürnberg (FAU), situada na Bavária. A FAU tem parcerias com a BMW e a Siemens, por citar algumas empresas que investem maciçamente em pesquisa e inovação.
Um acordo foi firmado entre Santa Catarina e a Bavária anos atrás, envolvendo a Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e aUFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) . Ambas haviam sido visitadas em 2011 pelo reitor da FAU, Prof. Karl-Dieter Grüske. Ele, que também preside o Conselho de Reitores da Alemanha, voltou ao estado entre os dias 16 e 20 de novembro deste ano para incrementar as relações com parceiros catarinenses.
Em 2014, pode ser organizada uma visita de brasileiros – empresários e representantes do governo e de instituições de ensino superior – à cidade alemã de Erlangen, cujo cluster de bioengenharia é referência no mundo, a ponto de receber o nome de Vale Médico.
Após a reunião na FAPESC, os acadêmicos – incluindo a Diretora Executiva do Bavarian University Centre for Latin America, Irma de Melo, – almoçaram com o Prof. Gargioni e seu antecessor na presidência desta Fundação, Prof. Antônio Diomário de Queiroz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC