FAPESC recebe reitor de universidade alemã e comitiva

A delegação alemã que passou a semana passada em Florianópolis se reuniu no dia 19 de novembro com o Prof. Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Foram discutidas novas possibilidades de cooperação entre instituições catarinenses e a Friedrich-Alexander University Erlangen-Nürnberg (FAU), situada na Bavária. A FAU tem parcerias com a BMW e a Siemens, por citar algumas empresas que investem maciçamente em pesquisa e inovação.

alt

Um acordo foi firmado entre Santa Catarina e a Bavária anos atrás, envolvendo a Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e aUFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) . Ambas haviam sido visitadas em 2011 pelo reitor da FAU, Prof. Karl-Dieter Grüske. Ele, que também preside o Conselho de Reitores da Alemanha, voltou ao estado entre os dias 16 e 20 de novembro deste ano para incrementar as relações com parceiros catarinenses.

Em 2014, pode ser organizada uma visita de brasileiros – empresários e representantes do governo e de instituições de ensino superior – à cidade alemã de Erlangen, cujo cluster de bioengenharia é referência no mundo, a ponto de receber o nome de Vale Médico.

Após a reunião na FAPESC, os acadêmicos – incluindo a Diretora Executiva do Bavarian University Centre for Latin America, Irma de Melo, – almoçaram com o Prof. Gargioni e seu antecessor na presidência desta Fundação, Prof. Antônio Diomário de Queiroz.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support