Pesquisa revela diagnóstico dos meios de hospedagem de Urubici

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) divulgaram estudo em que realizam diagnostico dos meios de hospedagem de Urubici, na Serra Catarinense.  A região apresenta forte vocação turística devido ao ambiente rural e belezas naturais, com relevo que torna o território diferenciado em relação às outras regiões do Estado e do país, sem contar a ocorrência de neve, um fenômeno raro em países tropicais.

A pesquisa, de autoria de Kleber de Oliveira da Silva, sob orientação da professora Sara Joana Gadotti dos Anjos, analisou as características do destino, dos meios de hospedagens, das estratégias de distribuição utilizadas e avaliou os fatores que influenciam a estrutura de canais de distribuição. O levantamento oferece um retrato das características do setor hoteleiro, possibilitando a sua aplicação em projetos de profissionalização que aumentem a competitividade do destino.

Segundo o levantamento, a forte sazonalidade, estrutura empresarial formada por micro e pequenas empresas, infraestrutura deficiente, estrutura econômica ligada a setores primários, baixa arrecadação e dependência de investimentos externos e baixos índices de desenvolvimento socioeconômico estão entre os principais desafios do setor na região.

O estudo finaliza com um conjunto de recomendações para os empreendedores e gestores públicos que visam a melhoria das práticas de distribuição e aumento da competitividade das empresas e do destino.

Entre as práticas sugeridas estão o estabelecimento de representações comerciais em mercados consumidores prioritários, o controle das informações internas do negócio, elaboração de pesquisas de mercado, estabelecimento de uma central de reserva, melhoria da imagem do destino e programa permanente de capacitação de empreendedores.

Fonte: Wagner Mezoni – Assessoria de Comunicação da Univali