Inovações curiosas marcam evento do programa Sinapse

Desde uma embarcação operada por controle remoto até equipamentos médicos desenvolvidos por empreendedores locais estão sendo exibidos no Centro Multiuso do SESC Cacupé, em Florianópolis, até sexta-feira (26) de abril. As inovações presentes na exposição foram feitas pelas 189 empresas criadas por conta do programa Sinapse da Inovação, operacionalizado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), e promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A CERTI e a regional catarinense da Endeavor Brasil organizaram a mostra e a reunião dos “sinápticos” (contemplados pelo programa Sinapse), no qual empreendedores e interessados em empreender participam desde quinta-feira (25) de palestras, mini-cursos e oficinas, voltadas para captação de recursos, expansão e estratégias de negócios. O evento foi aberto pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que citou a disponibilidade do governo em seguir financiando o Sinapse. “O que nos anima são os resultados”, disse

ele.

A FAPESC encomendou à CERTI uma enquete entre os selecionados pelas edições anteriores do programa – exceto a última, concluída neste mês de abril – e suas conclusões foram apresentadas durante o encontro, pelo superintendente-geral desta Fundação, Carlos Alberto Schneider. Em resumo, até 2012 as empresas criadas no âmbito do Sinapse geraram 478 empregos de alto nível, considerando que 215 deles são ocupados por pessoas graduadas num curso universitário, 158 por pós-graduados, 72 por técnicos e 33 por colaboradores que prestam suporte. “Temos três empresas que faturaram mais de R$5 milhões e duas que faturaram mais de R$10 milhões em 2012”, acrescenta. A previsão é que o faturamento de todas as empresas “sinápticas” somadas beire os R$100 milhões em 2013, com base nos dados oferecidos pelos empreendedores consultados na enquete. “Eles recolheram aos cofres públicos R$5,8 milhões no ano passado e neste ano, esse número deve chegar a R$11 milhões”, afirmou Schneider.

Os indicadores do sucesso do programa serão importantes para nortear o lançamento da operação IV do Sinapse, e já são aproveitados por gestores públicos envolvidos com o plano SC@2022, segundo Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo, secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável. “Esse primeiro encontro foi uma demanda identificada nas visitas que realizamos em todo estado e marca uma nova fase do Sinapse, baseada no aprendizado dos próprios empreendedores”, complementa Alexandre Ueno, coordenador do Sinapse na Fundação CERTI.

Invenções

No encontro, os contemplados no Sinapse da Inovação expõem produtos criados por suas empresas e terão a oportunidade de apresentar seus negócios para uma banca de investidores, durante o “Desafio Startups Sinapse” – uma edição especial do Desafio de Startups em Florianópolis, competição de negócios que revela startups promissoras em todo o país.

Veja a programação completa em www.evento.sinapsedainovacao.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC