Cadastro de ICTIs catarinenses da FAPESC capta informações sobre competências

25.03.2010

O sistema de cadastro de Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (ICTESCs), lançado pela entidade em dezembro de 2009, com o propósito de dinamizar a relação das universidades e instituições com o setor produtivo, aguarda a apresentação de informações de todas as instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação Catarinenses e suas Células de Competências.

Além de cumprir uma exigência determinada pela legislação, o sistema pretende fornecer subsídios para novos investimentos a partir da análise do aspecto econômico do Estado e contribuir para a constituição de parcerias ICTIs – Empresas em projetos e serviços. Com possibilidade de atualizações periódicas, deve reunir um conjunto de dados das instituições públicas e privadas, como universidades, escolas superiores, técnicas e profissionalizantes, centros tecnológicos e de P&D, Instituições gestoras de parques e incubadoras.

O espaço também fica aberto a pesquisadores, permitindo o cadastramento de suas células de competência, de projetos de referência e produtos e serviços ofertados. Para solucionar as dúvidas, o sistema disponibiliza um conjunto de contatos para mais esclarecimentos.

Essa ampla base de informações estará disponível para núcleos de inovação tecnológica, instituições empresariais e público interessado em geral, mas, em especial, para o gerente de inovação, isto é, o responsável pelos novos produtos e processos na empresa.

Neste contexto, o programa foi desenhado para realizar as seguintes operações:
• Registro de dados institucionais da sede e das suas unidades;
• Registro das competências em P&D;
• Sub-registro de Projetos – Referência;
• Sub-registro de produtos e serviços;
• Seleção das instituições inovadoras (palavra-chave e/ou nome da instituição);
• Impressão dos resultados da pesquisa.

Após a entidade submeter sua inscrição ao sistema, a Fapesc faz uma avaliação das informações para validar o credenciamento. A comunicação do resultado do processo é também feita via sistema e a nova ICTI passa a aparecer na lista disponível na página principal, para consulta pelos protagonistas da inovação.

As ICTESC (instituições públicas catarinenses) tem prazo legal para seu cadastramento e para todas as demais, é facultativo. No entanto, é extremamente conveniente o cadastramento em função de dois fatores:

• A FAPESC fará uso dos dados cadastrados para dar suporte à análise de solicitações de fomento.
• O Portal será um importante elemento de marketing da instituição/células de competência.

Faça o cadastramento de sua instituição: www.fapesc.rct-sc.br

Fonte: InovaSC/Apoio MCT, Anpei e FAPESC