SDS firma convênio com Ministério Público Federal para atualização de dados geoespaciais

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC) assinaram nesta quinta-feira, 20, um convênio de cooperação técnica para a disponibilização e atualização dos dados geoespaciais do Levantamento Aerofotogramétrico. “Vemos este acordo como um importante reconhecimento pelo trabalho. Nas mãos do Ministério Público Federal, o levantamento fará muito bem à sociedade”, comemora o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O procurador-chefe do MPF/SC, Marcelo da Mota, acredita que o Levantamento Aerofotogramétrico auxiliará no trabalho das prefeituras catarinenses. “As prefeituras têm boa vontade, mas há falta aparelhagem”, avalia o promotor federal. Em 2013, a SDS entregou os dados locais a todos os municípios e associações municipais do Estado.
v Pelos termos do convênio, a SDS repassará 12 terabytes de dados geoespaciais para a PR/SC. A manipulação dos dados ficará a cargo do MPF/SC e as informações levantadas pelo Ministério Público serão encaminhadas para a SDS. O convênio prevê ainda que sejam realizados pelas instituições projetos de atualização e manutenção do Levantamento Aerofotogramétrico. “O convênio possibilitará manter a base de dados precisa e atualizada”, explica Bornhausen. O acordo tem duração inicial de dois anos.

O Levantamento Aerofotogramétrico é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SDS, com o investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. Ao longo dos anos de 2011 e 2012, aeronaves sobrevoaram todo o território catarinense para fotografá-lo em alta definição.

“As mais de 70 mil aerofotos foram trabalhadas de forma a montar uma das bases geoespaciais mais precisas do Brasil”, lembra o secretário Bornhausen. Os dados podem ser utilizados para planejamento territorial; avaliação ambiental integrada; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente, entre outras. O levantamento te segurança jurídica na resolução de até 1:5.000.

Fonte SDS/SC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support